Na tarde desta quinta-feira, 17, o Prefeito Eliseu Mibach, o Vice Prefeito Erico Rosenschege o Secretário de Agricultura Alceu Jung, participaram da solenidade de alteração de status do posto de fiscalização agropecuária da Cidasc em Porto União, na localidade do Pintado.
O Posto Fixo de Fiscalização Agropecuária de Porto União passou a operar como posto de Permissão de Ingresso, o que vai reduzir a distância percorrida no transporte de algumas cargas de produtos de origem animal. Após avaliação técnica foi possível atender a esta demanda do setor produtivo, sem comprometer o status sanitário de SC, que garante acesso aos mercados mais exigentes. A Secretária da Cultura Alice Schnornberger, o Presidente da Câmara Municipal Gildo Masselai, o vereadores Luiz Alberto Pasqualin e Paulo Kovalski também participaram do evento.
Sobre os Postos de Fiscalização
Todo o trânsito de animais, vegetais, produtos e subprodutos deve estar de acordo com a legislação sanitária federal e estadual, estando a carga devidamente acompanhada de certificação sanitária pertinente, Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) para as plantas, partes de plantas, ou produtos de origem vegetal veiculadores de pragas e a Guia de Trânsito Animal (GTA) para animais de espécies com valor econômico para o estado. Os procedimentos de fiscalização referentes ao trânsito de animais, dos produtos e subprodutos de origem animal, sobretudo as interestaduais e internacionais no Estado de Santa Catarina em postos fixos de fiscalização independente da classificação: tipo de rechaço, com permissão de ingresso e passagem, corredores sanitários e barreiras móveis ou volantes são classificadas de acordo com os procedimentos sanitários a elas atribuídos. É responsabilidade da Cidasc garantir que o trânsito de animais, produtos e subprodutos de origem animal ou vegetal ingressem e/ou transitem pelo estado sem oferecer riscos sanitários e econômicos a este setor tão importante.