Na manhã dessa terça-feira, 18 de julho, no gabinete da Prefeitura de União da Vitória, foi realizado uma importante reunião referente ao turismo da cidade com a presença do prefeito de União da Vitória, Hilton Santin Roveda, e do prefeito de Porto União, Eliseu Mibach, alguns representantes do turismo das duas cidades, Valter Cano e Sérgio Buch, e também a importantíssima participação do presidente do Paraná Turismo, Jacó Garcia Gimenes.
O assunto principal da reunião foi a reativação da Maria Fumaça 310 nas cidades irmãs. A importante presença de Gimenes ao secretário Valter Cano, é de retificar um pedido de longa data, de que os dois municípios conjuntamente trabalham de uma maneira absurda, mas sem um resultado positivo efetivamente.
O presidente da Paraná Turismo enfatiza a importância desse encontro. “Nossa reunião vai ser inesquecível, porque nós estamos aqui com ideias aquecendo o clima no sentido de ter um desenvolvimento em conjunto com as duas cidades, uma reunião de alto nível com os dois prefeitos e suas equipes e nós podemos aqui discutir pensamentos estratégicos nessa rodada”. Para ele, é estritamente importante a cooperação da irmandade entre as duas cidades.
Segundo Gimenes, uma das primeiras ações assumidas hoje é o compromisso de acompanhar a delegação de Porto União e União da Vitória até Curitiba, no sentido de mostrar a empresa Rumo, a ideia de se ter um resgate do trem, mas com uma visão cultural turística e patrimonial, isso seria uma forma concreta de se exercitar os esforços de várias organizações para se conseguir esse intento de ter a concessão, a infra-estatura e a exploração de todo o processo.
Outro ponto levantado pelo presidente da Paraná Turismo é de se criar uma logo com as cores das bandeiras dos dois municípios para trabalhar o turismo de maneira conjunta, e fazer uma fábrica de eventos, com dez eventos dos dois municípios e se apresentar ao mundo do mercado em conjunto, e seguramente, à medida que vai se ouvindo outros setores, outras ações serão incorporados.