Praça Capitão Ricardo João Kirk é inaugurada » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Praça Capitão Ricardo João Kirk é inaugurada


14 de setembro de 2015

Numa parceria entre poder público e privado, a comunidade ganhou mais um novo espaço para o lazer.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Na manhã de sábado, 12 de setembro, a comunidade de Porto União esteve reunido no bairro Santa rosa, para a inauguração da nova praça. Este trabalho foi uma parceria entre a Prefeitura de Porto União, 5° Batalhão de Engenharia de Combate Blindado e a Universidade do Contestado de Porto União.

A praça que leva o nome do capitão Ricardo João Kirk, faz uma justa homenagem ao primeiro aviador, que infelizmente perdeu a vida durante a Guerra do Contestado (1912 – 1916), quando sobrevoava a cidade de General Carneiro, onde o avião caiu.

O evento de entrega da nova praça, que tem uma replica do tamanho original do avião que o capitão Ricardo João Kirk pilotava, foi feita às 10h, com a presença de autoridades locais e regionais como do prefeito de Porto União, Anízio de Souza, do vice-prefeito Aloísio Salvatti, secretários Municipais, secretario Regional da SDR Canoinhas, que representou o Governador João Raimundo Colombo, o senhor Ricardo Pereira Martins, além do prefeito de General Carneiro, Joel Ferreira Martins, do reitor da Universidade do Contestado Marcelo, José Boldori e do auto comando do Exército Brasileiro.

A inauguração da nova praça contou com a presença de escolas de Porto União, além da banda do Exército de Porto União, que entoou o Hino Nacional. Antes de ser realizado o descerramento da fita, as autoridades se pronunciaram.

O prefeito de Porto União, Anízio de Souza destacou a parceria da obra e da valorização da história do Contestado. Souza também falou sobre a história do capitão Ricardo João Kirk.

 

O coronel Franco Azevedo, em suas palavras pode ressaltar a alegria de estar fazendo a entrega desta praça para a comunida de Porto União e de estar cumprindo o seu dever como membro do Exército Brasileiro.

 

Um dos convidados do auto escalão do Exército que esteve em Porto União, foi o senhor general Ramires. O mesmo expressou a história de grandes personalidades que fizeram parte das fileiras do glorioso Exército Brasileiro.

 

E finalizando os discursos, o reitor da Universidade do Contestado, Marcelo José Boldori, afirmou que para a UNC de Porto União como em Santa Catarina, é uma alegria muito grande estar fazendo parte de momentos importantes para a sociedade. E destacou o momento de valorizar e deixar registrado a história da Guerra do Contestado nesta praça.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Londrina e Athletico empatam no primeiro jogo da semifinal do Paranaense

Foto:Rafael Martins/RVAC Em jogo movimentado, Londrina e Athletico empataram por 2 a 2, na noite deste domingo (15), no Estádio do Café, no primeiro jogo da semifinal do Paranaense 2026. Diante de 11.322 torcedores, o Londrina abriu o placar com André Luiz, no primeiro tempo. O Furacão, que jogou com o time aspirante, virou ainda […]

Casos de chikungunya crescem em Santa Catarina

Santa Catarina registra um avanço preocupante nos casos de chikungunya neste início de 2026. Dados da Secretaria de Estado da Saúde indicam que, entre janeiro e fevereiro, foram contabilizados 43 casos prováveis da doença em meio a 78 notificações — número mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2025, quando houve 20 […]

Brasil conquista a primeira medalha nas Olimpíadas de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen fez história é o  primeiro esquiador brasileiro a conquistar uma medalha olímpica. E foi de ouro! A história foi escrita em Bormio, cidade nos Alpes italianos, próxima à divisa com a Suíça. Neste sábado (14), Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha do Brasil em uma Olimpíada de Inverno. E logo a dourada. O […]