Menos de um mês depois de inaugurada, a Praça Coronel Amazonas já vem sendo alvo de vandalismo. O uso inapropriado do local já fez com que os bebedouros precisassem ser trocados e que alguns pontos da praça sofressem diversos outros danos, como é o caso dos bancos e muretas.
A praça também tem sido o local escolhido para a reunião de jovens que abusam do som alto e fazem o consumo de bebida alcoólica e drogas. Tais atos já foram repreendidos e atendidos várias vezes pelas equipes da Polícia Militar do município, inclusive com denúncias de tráfico de drogas.
Estes fatos, aliados ao uso da praça para práticas não apropriadas ao local, fizeram com que a administração municipal precisasse intervir e proibir as ações.
Para evitar o mau uso do espaço, na sexta-feira, 02 de outubro, a administração municipal instalou banners informativos, que destacam a proibição de práticas como andar de skate, bicicleta, patins e patinetes, bem como esportes coletivos, e o consumo de bebida alcoólica e música alta na praça. Mas ainda assim, os atos de vandalismo se repetiram na madrugada deste domingo, 04 de outubro, quando os banners que orientam sobre a proibição foram arrancados do local.
A determinação do poder público é que as pessoas interessadas na prática dos esportes acima relacionados utilizem a Praça Expedicionários, onde estão instaladas tanto uma pista de skate quanto de bicicleta e quadras para a prática esportiva. Também ressalta que existem diversos outros espaços no município aptos a receberem os interessados, como é o caso do Parque Ambiental e do Estádio Antiocho Pereira.
A administração pede que a população use a praça para o lazer, mas que faça o uso com bom senso, preservando e respeitando as regras e o direito de todos de usufruir do local.