Quem passou pela Praça do Contestado na semana passada pode notar algo diferente na estátua do Monge João Maria. Em seu colo foi colocado um pacote com dois livros com o bilhete: Leia e passe para o outro. Certamente a ideia de quem teve a ação é a de incentivar o hábito da leitora nos moradores de Porto União e União da Vitória.
A iniciativa de “deixar” livros em locais públicos vem da prática consolidada nos Estados Unidos e que já acontece em muitos estados brasileiros. Em São Paulo e no Rio de Janeiro há projetos de distribuição de livros que posteriormente serão deixados para outras pessoas lerem. Vale lembrar que a leitura é fundamental para adquirir conhecimentos e deve ser uma prática constante na vida de todo cidadão.
Praça do Contestado
A Praça do Contestado foi inaugurada no dia 22 de setembro deste ano. A construção tem um papel histórico para toda a região, já que por meio dela ressalta-se a importância do fato histórico do Contestado, que coincidiu com o tratado de divisão de limites entre os dois estados: Santa Catarina e Paraná.