Prazo para entregar declaração do Imposto de Renda começa hoje » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Prazo para entregar declaração do Imposto de Renda começa hoje


1 de março de 2021

A partir das 8h de hoje (1º), o contribuinte pode começar a prestar contas com o Leão. Nesta segunda-feira começa o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (ano-base 2020). O programa para computador está disponível na página da Receita Federal na internet desde a última quinta-feira (25).

O prazo de entrega vai até as 23h59min de 30 de abril. Neste ano, o Fisco espera receber 32.619.749 declarações. No ano passado, foram enviadas 31.980.146 declarações.

Ilustrativa

Pelas estimativas da Receita Federal, 60% das declarações terão restituição de imposto, 21% não terão imposto a pagar nem a restituir e 19% terão imposto a pagar.

Assim como no ano passado, serão pagos cinco lotes de restituição. Os reembolsos serão distribuídos nas seguintes datas: 31 de maio (primeiro lote), 30 de junho (segundo lote), 30 de julho (terceiro lote), 31 de agosto (quarto lote) e 30 de setembro (quinto lote).

Novidades

As regras para a entrega da declaração do Imposto de Renda foram divulgadas na semana passada pela Receita. Entre as principais novidades, está a obrigatoriedade de declarar o auxílio emergencial para quem recebeu mais de R$ 22.847,76 em outros rendimentos tributáveis e a criação de três campos na ficha “Bens e direitos” para o contribuinte informar criptomoedas e outros ativos eletrônicos.

O prazo para as empresas, os bancos e demais instituições financeiras e os planos de saúde fornecerem os comprovantes de rendimentos acabou na última sexta-feira (26). O contribuinte também deve juntar recibos, no caso de aluguéis, de pensões, de prestações de serviços, e notas fiscais, usadas para comprovar deduções.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Dia nublado com chuvas ocasionais.

O dia permanece nublado com possibilidades de pancadas de chuva ocasionais. Umidade do ar está entre 78% e 99%. A temperatura será de 13 a mínima e 19 a máxima.

Meteoros iluminam o céu de Santa Catarina.

Um espetáculo nos céus chamou a atenção dos moradores de Santa Catarina entre terça (22) e quarta-feira (23). A tradicional chuva de meteoros Líridas iluminou o céu em cidades como Canoinhas, Monte Castelo e Joinville, gerando encanto — e até sustos — entre quem presenciou o fenômeno. O evento acontece anualmente, quando a Terra atravessa a trilha de […]

PM executa sete mandados de prisão em toda a região.

A Polícia Militar cumpriu sete mandados de prisão em diferentes municípios da região. As ações ocorreram nas localidades de Colônia Rio Vermelho, São Cristóvão, Mallet, Paulo Frontin, Dorizon e São Mateus do Sul. A operação resultou em apreensão de drogas, armas e munições.