União da Vitória que teve dois casos confirmados de Covid-19 (novo Coronavírus) no mês passado, teve as duas pessoas infectadas tratadas e estão curadas; a Prefeitura divulgou está informação por meio do seu quadro de monitoramento divulgado diariamente em boletim nas redes sociais, sendo que também chamou a atenção, o aumento nos números de casos suspeitos na última semana.
Todos esses casos com suspeita estão sendo monitorados pela equipe de saúde e já estão em estado de isolamento. Uma das possíveis causas desse aumento de casos foi a mudança brusca de temperatura e o não distanciamento social por parte da população.
Em entrevista o prefeito Santin Roveda critica o não comprometimento da população em relação a quarentena. “Temos uma parcela da população que ainda não entendeu a gravidade da situação”. Roveda coloca que o principal objetivo é fazer com que a disseminação do vírus seja desenfreada.
O prefeito pede para que as pessoas se conscientizem e coloquem o distanciamento social como palavra chave. “Que as pessoas fiquem a dois metros, dois metros e meio umas das outras, que as pessoas lavem as mãos com sabão, usem álcool em gel, que as pessoas usem máscara, que não fiquem em aglomerações”. O prefeito ainda diz que não é momento de fazer festa ou irem em locais públicos para passear. “O momento agora é de cautela, de se resguardar, de preservar o próximo e a si mesmo”, diz.
O município tem atuado de maneira mais efetiva nos locais de maior concentração de pessoas como supermercados, instituições bancárias e financeiras e, adverte para que esses estabelecimentos se responsabilizem pelas pessoas que os frequentam. Ressaltando que a prefeitura vem fiscalizando o município e na sexta-feira, 11 de abril, acabou interditando supermercados pelo período de três horas. “Se é necessário agir, se é necessário tomar medidas drásticas, eu tomarei sempre que for necessário”, conclui Roveda.