Prefeito Joel participa de “Frente Parlamentar do Leite”

Escute a rádio

Prefeito Joel participa de “Frente Parlamentar do Leite”


17 de novembro de 2015

A semana passada foi marcada pela instalação oficialmente da “Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia  do Leite no Paraná”. O prefeito Joel Martins Ferreira participou do evento que lotou o Plenarinho, na Assembleia Legislativa.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Frente coordenado pelo deputado Wilmar Reichembach, que tem a participação do  presidente da Casa, Ademar Traiano, mais produtores e os representantes de entidades ligadas ao setor, como Secretaria Estadual da Agricultura,  Emater, Faep, Ocepar e Adapar tem como objetivo de apoiar os produtores de leite paranaenses, que enfrentam dificuldades, principalmente na área da assistência técnica.

O Paraná é o terceiro maior produtor de leite do Brasil. Perde para o Rio Grande do Sul e para Minas Gerais, que é o primeiro produtor. Dos 120 mil produtores, 80% são pequenos, sobrevivem da venda do leite.  No Estado são gerados um milhão de empregos diretos e indiretos em toda  a cadeia produtiva do leite.

Os produtores paranaenses alegam que o orçamento da Secretaria da Agricultura é muito baixo, diante do que representa o agronegócio do estado. O  diretor-geral da secretaria, Otamir César Martins,  concorda, afinal apenas  1.77% dos 54 bilhões de reais previstos para 2016 serão destinados ao setor,  mas ele diz que a Frente, assim como os parlamentares e o Governo do Estado e também a União, procuram facilitar o acesso ao crédito e aos recursos.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito Joel Martins Ferreira destacou a importância de debater o assunto. “Debatemos as melhorias na bacia leiteira do Sul do Paraná, com destaque para os municípios da região e ficou claro que a Frente será muito interresante, terá ações especificas sobre a produção”, ressaltou Joel, que emendou, “nosso pessoal da Secretaria de Agricultura estará trabalhando no que for necessário para General Carneiro entrar neste programa,  e melhorar a bacia leiteira do município”, disse Joel, que conclui, “este mês já trocamos o comprador e a venda certamente será garantida, então isso fará com que nossa produção aumente”, espera.

O próximo passo da Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva do Leite é fazer audiências públicas no interior do estado, principalmente nas maiores regiões produtoras.

Via comunicação Prefeitura de General Carneiro.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Saúde confirma dois óbitos e 1.785 novos casos de dengue no Paraná

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, divulgou nesta terça-feira (25) o informe semanal da dengue. O boletim registra 1.785 novos casos da doença e dois óbitos no Paraná. Desde o início do novo ano epidemiológico de 2025, o Estado já contabiliza 36.804 notificações, 7.108 casos confirmados e quatro mortes em […]

Epagri apresenta os resultados do agronegócio catarinense em 2024

A Epagri apresenta nesta quarta-feira, 26, os resultados do desempenho da agropecuária e do agronegócio do Estado nos anos de 2023 e 2024. A apresentação será em evento online às 11h, com transmissão pelo Canal de Capacitações da Epagri no YouTube, por este link. O estudo, realizado pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), analisa […]

Polícia Militar de Santa Catarina investe em drones de última geração para fiscalização ambiental

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), deu um importante passo para modernizar as operações de fiscalização e monitoramento ambiental. Com um investimento total de R$ 617 mil, a corporação adquiriu 19 unidades do drone DJI Mavic 3 Enterprise Thermal, um equipamento de alta tecnologia que […]