Prefeito participa de reuniões referentes às Casas Familiares Rurais » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Prefeito participa de reuniões referentes às Casas Familiares Rurais


24 de julho de 2015

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito de Cruz Machado e também presidente da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar), Antonio Luis Szaykowski, participou nessa quarta-feira, 22, em Curitiba, de duas importantes reuniões referentes às Casas Familiares Rurais no Estado do Paraná.

O primeiro encontro aconteceu na Associação dos Municípios do Paraná (AMP). A reunião foi promovida pelo presidente da AMP e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, ao lado dos presidentes da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e da Amsulpar. A reunião teve como objetivo discutir soluções para o não fechamento das Casas Familiares Rurais.

O segundo momento aconteceu com a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, com uma reunião sobre o convênio para o funcionamento das Casas Familiares, que abrigam estudantes em pedagogia da alternância. Neste regime, eles passam um período na unidade e outro na propriedade rural onde vivem, desenvolvendo na prática o que aprenderam nas aulas.

Segundo o prefeito Antonio, o encontro foi um importante momento para a avaliação de todas as unidades de ensino e de buscar alternativas em prol das instituições. “A nossa região da Amsulpar, está com uma capacidade de praticamente de toda a demanda das vagas das Casas Familiares Rurais. São mais de 200 alunos que estão atualmente frequentando a formação técnica em agropecuária. Mais de 95% dos alunos formados estão atuando no meio rural, ajudando as suas famílias e comunidades no desenvolvimento e no aperfeiçoamento das produções na agricultura familiar”, acredita Szaykowski.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ana Seres destacou que o Estado e os municípios precisam estar em regime de colaboração para assegurar educação de qualidade. “Isto se dá pelo entendimento, precisamos junto encontrar a solução para a manutenção das casas familiares rurais”, disse a secretaria, lembrando que as unidades têm autonomia para obter recursos junto a outras instituições e órgãos, além do Governo do Estado, por meio de parcerias.

O encontro também buscou propostas para rever o modelo de repasse de recursos às casas e otimizar os investimentos. “Procuramos ter um consenso entre prefeituras e Secretaria da Educação para a manutenção das casas familiares rurais, pois elas permitem que os jovens do campo possam vivenciar a sua realidade”, comentou o presidente da AMP, Marcel Micheletto.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que o convênio com as Casas Familiares está em fase de renovação, que os estudantes da educação profissional oferecida têm a garantia de continuidade até a cessação da oferta dos cursos profissionalizantes e que os alunos dos ensinos fundamental e médio matriculados têm assegurado o direito à educação.

A casa familiar rural é um espaço de ensino para jovens de áreas rurais. Eles recebem formação técnica, profissional e gerencial. O objetivo é qualificar os estudantes e oferecer alternativas de renda e de trabalho. As aulas são em sistema de alternância, um período na casa familiar e outro na propriedade rural em que vive. São 40 casas em todo o Paraná, metade com oferta de ensino fundamental e médio para cerca de 500 alunos e a outra parte tem cursos técnicos para mais de mil estudantes.

Via Comunicação Prefeitura de Cruz Machado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]