Prefeitos discutem melhorias da saúde da região sul

Escute a rádio

Prefeitos discutem melhorias da saúde da região sul


30 de outubro de 2015

Autoridades se reuniram para discutir a melhora da saúde pública em União da Vitória e região.

Foto: Divulgação

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O prefeito de Bituruna Claudinei de Paula Castilho, juntamente com o de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, de Porto Vitória, Marisa de Fátima Ilkiu de Souza e de Paula Freitas, Mauro Feliz dos Santos, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 28, no auditório da 6ª Regional de saúde em União da Vitória.

O encontro teve o objetivo de discutir assuntos ligados diretamente com a saúde pública da região. Um dos assuntos abordados foi sobre uma ambulância UTI Móvel.

Segundo o chefe da Regional de saúde de União da Vitória, Cesar Augusto Guzzoni, a região precisa deste serviço, pois em menos de poucos dias muitas pessoas precisaram ser encaminhadas para hospitais e não tinha uma UTI Móvel para fazer este encaminhando. Além disso, a aeronave que muitas vezes por não tem teto para pouso ou decolagem, também prejudica a atuação no atendimento.

O prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, junto aos demais prefeitos e secretários de saúde, escutaram as propostas e deram seu parecer sobre a vinda de um sistema de UTI Móvel para a região. Um dos projetos apresentado e que vem de encontro com a realidade da região, é uma ambulância de um casal de médicos da cidade. O Governo do Paraná e Prefeituras fariam um acordo e pagaria metade cada um quando o serviço fosse utilizado.

Ao final da reunião foi decido encaminhar para o Secretário Estadual da Saúde,  Michele Caputo Neto a documentação e ver se o Governo do Paraná através da Secretaria Estadual da saúde aceita o acordo. Logo, será feito um processo de licitação e as empresas que tem interesse em fazer parte da licitação deve estar situada num raio de 120 quilômetros.

Além da reunião sobre a UTI Móvel, os secretários de Saúde das cidades receberam do Governo do Paraná material de informática, como impressora, para ajudar no dia a dia no trabalho.

O chefe da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, Cesar Augusto Guzzoni, conversou com a equipe de reportagem da Rádio Colmeia e destacou que é importante a região ter uma ambulância UTI Móvel, mas agora espera a decisão do Governo do Paraná para as demais procedências.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Londrina e Athletico empatam no primeiro jogo da semifinal do Paranaense

Foto:Rafael Martins/RVAC Em jogo movimentado, Londrina e Athletico empataram por 2 a 2, na noite deste domingo (15), no Estádio do Café, no primeiro jogo da semifinal do Paranaense 2026. Diante de 11.322 torcedores, o Londrina abriu o placar com André Luiz, no primeiro tempo. O Furacão, que jogou com o time aspirante, virou ainda […]

Casos de chikungunya crescem em Santa Catarina

Santa Catarina registra um avanço preocupante nos casos de chikungunya neste início de 2026. Dados da Secretaria de Estado da Saúde indicam que, entre janeiro e fevereiro, foram contabilizados 43 casos prováveis da doença em meio a 78 notificações — número mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2025, quando houve 20 […]

Brasil conquista a primeira medalha nas Olimpíadas de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen fez história é o  primeiro esquiador brasileiro a conquistar uma medalha olímpica. E foi de ouro! A história foi escrita em Bormio, cidade nos Alpes italianos, próxima à divisa com a Suíça. Neste sábado (14), Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha do Brasil em uma Olimpíada de Inverno. E logo a dourada. O […]