Prefeitos discutem melhorias da saúde da região sul

Escute a rádio

Prefeitos discutem melhorias da saúde da região sul


30 de outubro de 2015

Autoridades se reuniram para discutir a melhora da saúde pública em União da Vitória e região.

Foto: Divulgação

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O prefeito de Bituruna Claudinei de Paula Castilho, juntamente com o de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, de Porto Vitória, Marisa de Fátima Ilkiu de Souza e de Paula Freitas, Mauro Feliz dos Santos, estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 28, no auditório da 6ª Regional de saúde em União da Vitória.

O encontro teve o objetivo de discutir assuntos ligados diretamente com a saúde pública da região. Um dos assuntos abordados foi sobre uma ambulância UTI Móvel.

Segundo o chefe da Regional de saúde de União da Vitória, Cesar Augusto Guzzoni, a região precisa deste serviço, pois em menos de poucos dias muitas pessoas precisaram ser encaminhadas para hospitais e não tinha uma UTI Móvel para fazer este encaminhando. Além disso, a aeronave que muitas vezes por não tem teto para pouso ou decolagem, também prejudica a atuação no atendimento.

O prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, junto aos demais prefeitos e secretários de saúde, escutaram as propostas e deram seu parecer sobre a vinda de um sistema de UTI Móvel para a região. Um dos projetos apresentado e que vem de encontro com a realidade da região, é uma ambulância de um casal de médicos da cidade. O Governo do Paraná e Prefeituras fariam um acordo e pagaria metade cada um quando o serviço fosse utilizado.

Ao final da reunião foi decido encaminhar para o Secretário Estadual da Saúde,  Michele Caputo Neto a documentação e ver se o Governo do Paraná através da Secretaria Estadual da saúde aceita o acordo. Logo, será feito um processo de licitação e as empresas que tem interesse em fazer parte da licitação deve estar situada num raio de 120 quilômetros.

Além da reunião sobre a UTI Móvel, os secretários de Saúde das cidades receberam do Governo do Paraná material de informática, como impressora, para ajudar no dia a dia no trabalho.

O chefe da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, Cesar Augusto Guzzoni, conversou com a equipe de reportagem da Rádio Colmeia e destacou que é importante a região ter uma ambulância UTI Móvel, mas agora espera a decisão do Governo do Paraná para as demais procedências.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

O boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul atualizado na manhã desta sexta-feira (3) confirmou 31 pessoas mortas, 56 feridas e 74 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira 30. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 […]

União da Vitória se une em solidariedade ao Rio Grande do Sul

A Prefeitura de União da Vitória, em colaboração com a Cáritas de União da Vitória, está lançando uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar o Estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta momentos de tensão e desafios devido às inundações e chuvas torrenciais. Assim como em 2023, quando União da Vitória recebeu assistência […]