Em tempos de pandemia é necessário que as pessoas olhem com mais empatia umas para as outras. Ficar em casa é essencial, mas se for necessário sair, é indiscutível o uso de máscaras. Em Porto Vitória, a prefeitura, o comércio e a população já estão fazendo sua parte em combate a disseminação do Covid-19.
Desde o dia 07 de abril, a prefeitura por meio do decreto nº 26/2020, estabeleceu o uso obrigatório de máscara para evitar a transmissão comunitária do vírus. O uso ficou determinado principalmente para pessoas dos grupos de risco e é obrigatório para acessar os estabelecimentos de serviços essenciais, estabelecimentos comerciais, industriais, para o uso de táxi e/ou transporte compartilhado de passageiros e embarque em transporte público coletivo. Prestadores de serviço de modo geral e desempenho de atividades em repartições públicas e privadas é necessário e indiscutível o uso de máscaras, que podem ser confeccionadas de forma caseira, com tecido de algodão.
Nas redes sociais da prefeitura do município, muitos estabelecimentos têm enviado fotos mostrando o uso de máscaras para conscientizar mais pessoas a fazerem o mesmo. Além do uso da máscara, todos os outros cuidados também estão sendo tomados, como o distanciamento em filas, uso de álcool em gel e quantidade menor de pessoas em um mesmo espaço.
Os trabalhadores do setor da saúde, que estão na linha de frente desde o dia 16 de março também orientam a população a fazerem sua parte. Administração, obras, CRAS, Conselho Tutelar, secretarias e Polícia Militar trabalham todos juntos pela não disseminação da doença na cidade, utilizando e orientando a todos sobre o uso consciente das máscaras. Mais do que proteger a si mesmo, tomando todas as medidas de prevenção e o uso consciente das máscaras, você estará protegendo o próximo. Pense coletivo, pratique sua empatia.