Prevenção e Orientação: é hora de falar sobre a Tuberculose » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Prevenção e Orientação: é hora de falar sobre a Tuberculose


20 de março de 2013

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

A Vigilância Epidemiológica de Porto União intensifica nessa semana a divulgação com relação aos cuidados com a tuberculose. O dia 24 de março é a data mundial de combate à doença .

A tuberculose ainda hoje é um grave problema de saúde pública incluída na lista das prioridades do Ministério da Saúde. Devido a isso, diversas ações são constantes em todas as esferas para evitar a proliferação da doença, que tem cura. Em Porto União, são 14 casos de tuberculose diagnosticados, que estão sendo acompanhados e tratados.

 

A doença

 

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, causada por um microorganismo (Mycobacterium tuberculosis) conhecido como bacilo de Koch. É transmitida de pessoa a pessoa por meio de gotículas de saliva, pela tosse, fala ou espirro, sendo o maior risco durante contatos prolongados em ambientes fechados e com pouca ventilação.

A resposta imunológica é capaz de impedir o desenvolvimento da doença e, por isso, pessoas com sistema imunológico menos resistente ou comprometido estão mais propensas a adquirir esta doença, de evolução geralmente lenta.

Após a transmissão do bacilo o sistema imunológico do indivíduo pode eliminá-lo; a bactéria pode se desenvolver, mas sem causar a doença; a tuberculose se desenvolve (tuberculose primária) ou pode haver a ativação da doença vários anos depois (tuberculose pós-primária). Alguns pacientes podem não apresentar os sintomas ou estes podem ser ignorados por serem parecidos com os de uma gripe.

Os principais objetivos da campanha de mobilização são de orientar a população e divulgar os sintomas da tuberculose, encorajar os sintomáticos respiratórios a buscarem uma unidade de saúde para realização de um exame específico, convencer sobre a importância de completar o tratamento dando ênfase ao Tratamento Diretamente Observado (TDO).

Dentre os 22 países de maior índice da Tuberulose, o Brasil é o 17º colocado, que vem investindo nas ações de controle da doença, porém ainda morrem 4 a 5 mil pessoas anualmente, devido a doença.

 

Sintomas

 

Tosse seca e contínua com secreção e com duração de mais de quatro semanas, sudorese noturna, cansaço excessivo, palidez, falta de apetite e rouquidão são os sintomas da doença. Dificuldade na respiração, eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar são as características dos casos mais graves.

 

Tratamento
O tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses. É imprescindível que este não seja interrompido – fato que pode ocorrer, principalmente, devido aos efeitos colaterais, tais como enjoos, vômitos, indisposição e mal-estar geral. As medicações são distribuídas gratuitamente pelo sistema de saúde, através de seus postos municipais de atendimento.

 

Prevenção

 

A vacina  é utilizada na prevenção da tuberculose e deve ser administrada em todos os recém-nascidos. Melhoras nas condições de vida da população, além de tratamento e orientação aos enfermos são formas de evitar sua contaminação em maior escala.

 

 

 

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto Vitória disponibilizará ônibus neste sábado para eleitores que precisam regularizar título de eleitor

Atenção moradores de Porto Vitória que precisam regularizar o título de eleitor. Neste sábado, dia 04 de maio, a Prefeitura Municipal irá disponibilizar um ônibus para transporte até o Fórum Eleitoral de União da Vitória. O ônibus vai sair às 13h30 da frente do CRAS de Porto Vitória e o transporte será gratuito para o […]

Quem é a pessoa estampada nas notas de Real?

Esse rosto já esteve nas mãos da maioria dos brasileiros por aí A moça com louros na cabeça e com um olhar fixado ao horizonte, está presente em todas as cédulas de Real, juntamente com algum animal da fauna brasileira e certamente você já a viu por aí. Ela se trata de uma efígie, criada […]

Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]