Os município de Porto União e União da Vitória tem sofrido nos últimos dias com a falta de água nas torneiras, e a reclamação é geral. Em função das altas temperaturas dos últimos dias, com a onda de calor que chegou na região Sul do país, o volume de água produzido aumentou.
De acordo com o Gerente Regional da Sanepar, Antônio Marcos Vieira, até a sexta-feira, 21, a produção de água foi mantida, porém no mesmo dia, o consumo foi muito maior que esta produção que está sendo de 240 litros de vasão por segundo na estação de tratamento de água no Distrito de São Cristóvão.
“O consumo que está vindo da população está quase 30% acima do que é a média histórica nossa”, disse. O alto consumo com o adicional de algumas variáveis como o rompimento de rede, falta de energia ou o desligamento de algumas das bombas de recalque, faz com que a falta de água aconteça.
Quem sofre mais com esse tipo de problema são os moradores das partes altas dos municípios, que são os primeiros a sentir a falta de água e os últimos a terem o retorno dela.
Vieira disse que a há uma obra em andamento em União da Vitória para sanar esse tipo de problema, obra essa que está adiantada e deve estar pronta até o próximo verão. Com a obra concluída será possível trabalhar com 300 litros de vasão por segundo. “Esse volume maior nos dará a garantia de, com as obras de distribuição de algumas redes que vão ser feitas em União da Vitória e Porto União, abastecer com melhor qualidade até essas partes mais altas”, concluiu.
O gerente regional colocou que há água suficiente para abastecer a população, devido ao grande volume do Rio Iguaçu, sendo que o real problema é na distribuição que será resolvida quando a obra terminar.
Já foi realizado um pedido a Sanepar para o adiantamento de parte dessa obra, que possibilitará fazer a distribuição de uma melhor forma. “Tendo essa condição, essa água vai chegar com qualidade e pressão nos pontos mais altos dos dois municípios”, pontuou Vieira.
Para reclamações é pedido que a população ligue no 0800 0200 115 ou pelas mídias sociais da Sanepar.
Acompanhe o áudio completo do gerente regional da Sanepar abaixo: