O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de Porto União, fechou o balanço anual dos atendimentos de 2017. Durante o ano todo foram prestados 1026 atendimentos, tanto presenciais quanto por telefone. A maioria dos atendimentos são para esclarecimentos e pedidos de orientação. Além desses atendimentos, o órgão abriu 315 reclamações diversas, sendo que a grande maioria, (241), foram resolvidas sem a necessidade de intervenção do judiciário, 41 ainda não foram atendidas, oito foram canceladas e 24 estão em andamento. Quando não é possível encontrar uma solução amigável para os envolvidos, as reclamações podem seguir para intervenção do judiciário havendo interesse do reclamante.
Segundo Elisabete Rocha, responsável pelos atendimentos do PROCON, as empresas de telefonia e instituições bancárias lideram as reclamações. O PROCON de Porto União está localizado no prédio anexo à Prefeitura Municipal e atende das 13 às 17 horas de segunda a sexta- feira. Os atendimentos são gratuitos e é preciso apresentar copias simples dos documentos como CPF, RG e comprovante de residência para abrir um procedimento de reclamação.
Ainda segundo Elisabete, os atendimentos de janeiro de 2018 já dobraram os do mesmo período em 2017. É uma informação que evidencia duas vertentes. Se por um lado o aumento de atendimentos passa a impressão de que aumentaram os problemas, por outro lado também significa que os consumidores estão buscando mais por seus direitos.