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PROCON de PU lança campanha de conscientização com idosos


15 de fevereiro de 2018

Foto: Procon Santa Catarina

Com o fechamento do balanço anual dos atendimentos do PROCON de Porto União, um tipo de ocorrência se tornou evidente. Cerda de 30% das reclamações se tratam de algum tipo de ocorrência com instituições financeiras que adotam práticas abusivas principalmente aos consumidores idosos. Dentre as reclamações, as mais citadas são irregularidades em crédito consignado, empréstimos e ofertas abusivas feitas a partir dos dados do idoso. Muitos reclamam de ligações feitas para as residências de idosos oferecendo crédito consignado ou cartão de crédito. Geralmente os atendentes já possuem dados pessoais da vítima. Outros casos de reclamações atestam que as instituições agregam outros produtos não solicitados pelo contratante. A forma de abordagem é outro ponto de reclamação já que os idosos são abordados em locais inusitados com promessas de dinheiro fácil e pegos de surpresa, com informações superficiais e tentadoras.

O Coordenador do órgão de defesa do consumidor de Porto União, o advogado Ricardo Fantin, atesta que, “quem vive nesse universo da terceira idade, percebe a fragilidade e a desinformação desse público. Por isso, campanhas de conscientização desse assunto são tão importantes. Quando uma operação desse tipo for necessária, o PROCON está sempre à disposição para analisar a viabilidade e a legalidade dos valores cobrados. Ou seja, antes de contratar esses serviços em instituições desconhecidas, o interessado deve se informar. Na dúvida, desconfie. Além disso, a presença de um ente da família pode inibir a ação de mal-intencionados. Levar uma pessoa junto na hora da negociação pode ser benéfico porque mais pessoas estarão engajadas e olhando para essa situação”, destacou Fantin.

A responsável pelos atendimentos do PROCON, Elisabete Rocha, defende que a denúncia e a coleta de informações desses golpes são importantes pois, “assim teremos condições de fazer uma apuração melhor dos casos e responsabilizar as agências e as financeiras. Hoje, não temos condições de mensurar quantas pessoas são lesadas e não buscam reparação por desinformação ou desconhecimento”, alega Elisabete.

Por esse motivo o órgão de defesa do consumidor lança em abril a campanha “PROCON responde”. A campanha inicialmente será desenvolvida em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social abordando os grupos de Terceira Idade. O evento tem como objetivo conscientizar sobre os perigos da contratação de crédito sem análise cuidadosa das propostas. “Se conseguirmos impedir que um idoso seja lesado, já terá valido a pena nosso esforço”, afirma Ricardo.

O coordenador também alerta que o consumidor idoso deve anotar e informar o dia da oferta, o nome da pessoa que o contatou, o nome da financeira ou banco, quais informações de natureza pessoal foram repassadas e qual a proposta feita. Com essas informações em mãos, o idoso deve procurar o PROCON e registrar a denúncia. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, na José Boiteux, nº 166, prédio anexo à Prefeitura de Porto União.

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