O Procon de União da Vitória informa que na tarde de quinta-feira, 10, esteve monitorando os postos de combustíveis do Município para verificação de possíveis práticas abusivas nos preços dos combustíveis.
Segundo informações da Petrobras é a partir de sexta-feira, 11, que os preços da gasolina, diesel e gás de cozinha (GLP), serão reajustados nas distribuidoras. Desta forma, o repasse do aumento para o consumidor final deveria acontecer apenas a partir do próximo carregamento de combustíveis nos postos. A empresa afirma ainda, que os valores “refletem parte da elevação dos patamares internacionais de preços de petróleo, impactados pela oferta limitada frente a demanda mundial por energia e das práticas de livre mercado praticados no Brasil”.
No entanto, diversas denúncias de aumento dos preços nessa quinta-feira, foram recebidas pelo Procon Municipal. “Destaco que já estamos notificando os postos de combustíveis para averiguar as práticas abusivas na aplicação dos preços destes produtos. Todos os postos serão obrigados a apresentar as devidas justificativas pelo aumento, notas e demais documentos que comprovem a necessidade do aumento dos preços antes da data oficial repassada pelo Governo Federal. Se constatado irregularidades serão aplicadas sanções administrativas e multas”, enfatiza Micheli Oaniéski Viganó, coordenadora do Procon de União da Vitória.
Importante ressaltar para a população que é fundamental solicitar a nota fiscal do abastecimento e denunciar neste órgão preços alterados. Inclusive, o preço do etanol também está sendo monitorado, já que não houve anúncio de aumento para este item. Então, se houver alterações sem a devida justificativa, o posto também sofrerá sanções e multas.
Devido à gravidade e impacto deste tema para todos os consumidores, o Procon de União da Vitória está atuando em parceria com o Procon Estadual e os demais Procons paranaenses.
O Procon de União da Vitória está localizado na Rua Professora Amazília, 593, Centro. O horário de atendimento ao público é das 13h às 18h. O telefone de contato é 3524-4346.