Procon de União da Vitória orienta sobre questões ao coronavírus » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Procon de União da Vitória orienta sobre questões ao coronavírus


19 de março de 2020

Imagem Divulgação

Procon de União da Vitória orienta os consumidores que tiverem algum problema sobre questões relacionadas ao coronavírus, de que o órgão pode ajudar no cancelamento e remarcação de viagens, receber denúncias de preços abusivos e de falta de produtos.

De acordo com a coordenadora do Procon de União da Vitória, Micheli Oaniéski Viganó, as atividades de fornecedores com referência a alteração do preço de alguns produtos e até mesmo a falta, está sendo monitorada. “Estamos acompanhando os preços e a disponibilidade para o consumidor de produtos como o álcool gel e máscaras descartáveis. Na maioria dos estabelecimentos comerciais locais, não tem mais esses dois produtos e nem previsão para chegar. Recebemos apenas uma denúncia de aumento do preço em estabelecimento comercial, que já está em análise. Portanto, se o consumidor verificar abuso na cobrança dos produtos pode denunciar ao Procon, que medidas serão tomadas. E se adquirir os produtos não esqueça de exigir a nota fiscal”, enfatizou.

Acompanhe outras recomendações:

Viagens: O consumidor não é obrigado a expor sua saúde a riscos no momento atual. Por isso, tem sim o direito de remarcar a data da viagem ou obter o dinheiro de volta. A maioria das empresas já disponibiliza canal direto em suas páginas e já está em tratativas com os consumidores, oferecendo novas datas para viagens e até mesmo fazendo reembolso. Assim, primeiramente os consumidores podem entrar em contato direto com as empresas e se encontrarem dificuldades o Procon poderá intermediar a negociação.

Aumento de preços: De acordo com o Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 39, incisos V e X, o aumento de preços de produtos e serviços sem justa causa é considerada prática abusiva. Se o consumidor se deparar com algum valor de produtos ou serviços relacionados ao coronavírus que considere abusivo de denunciar ao Procon.

Consumo consciente: Importante planejar e anotar o que é necessário comprar, para evitar compras por impulso. Analisar a validade e a qualidade dos produtos. E exigir nota fiscal.

Cuidados necessários: Somente saia de casa, se for realmente necessário, ainda mais se estiver no grupo de risco. Várias pessoas que não estão no grupo de risco, estão dispostas a ajudar, notificando, principalmente pelas redes sociais, que podem fazer as compras e até ir à farmácia para idosos. Então peça ajuda! Mas se tiver mesmo que ir, no mercado, farmácia ou postos de combustíveis não esqueça as medidas de higiene e proteção. Se cuide para não pegar o vírus e também não transmitir. Seja consciente!

Qualquer dúvida ou informação, fale com o Procon no contato: (42) 3524-4346 ou no email: proconuva@gmail.com

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


São Mateus do Sul decreta luto de três dias pelo trágico acidente na BR 476

Após o trágico acidente ocorrido na noite de quarta-feira, 25, na BR 476, km 313, região do Limoeiro, entre São Mateus do Sul e União da Vitória, a prefeitura de São Mateus do Sul decretou luto de três dias. A prefeita Fernanda Sardanha, abalada com a situação, deixou sua solidariedade ás famílias das vítimas e […]

Brasileiro cria spray que economiza água da descarga do xixi e conquista prêmios internacionais

“É como trazer uma estação de tratamento para dentro do sanitário da sua casa”, disse, destacando que, além de economizar água, a inovação higieniza, altera a coloração e perfuma. Concretamente, o usuário pulverizaria o vaso a cada ida ao banheiro. Mas, como o nome indica, o spray só substitui a descarga do xixi. O empreendedor […]

Bombeiros registram ocorrências envolvendo águas-vivas e salvamentos nos últimos sete dias em SC

A operação Estação Verão 2024/2025, promovida pelo Governo de Santa Catarina, iniciou a alta temporada com resultados expressivos no período de 17 a 23 de dezembro. Em sete dias, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram 85 salvamentos por afogamento em todo o estado, evidenciando a importância do trabalho preventivo […]