Procon/SC constata diferença de até 699% no preço do material escolar e dá dicas para economizar » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Procon/SC constata diferença de até 699% no preço do material escolar e dá dicas para economizar


6 de janeiro de 2021

Pesquisar bem os preços antes de comprar o material escolar pode gerar uma boa economia. Pesquisa realizada pelo Procon/SC mostra que a diferença de valores entre produtos similares chega a variar até 699%, como é o caso de uma caneta esferográfica, que pode ser encontrada por R$ 1,00 até R$ 7,99 em estabelecimentos visitados pelo fiscais na capital catarinense.

Foto: Julio Cavalheiro/ Arquivo / Secom

Ao todo, foram pesquisados os valores de 17 itens constantemente solicitados pelas escolas. Borracha, canetas e tintas para pintura são os que mais oscilam.

>>>Clique aqui e confira a tabela completa.

Pedidos abusivos

O Procon/SC recomenda que os pais fiquem atentos aos pedidos das escolas, pois algumas instituições podem fazer pedidos que não cabe a eles fornecerem, como álcool, giz e pincel para lousa, lenços descartáveis, copos plásticos ou medicamentos.

De acordo com o diretor do órgão, Tiago Silva, a escola só pode exigir os materiais utilizados nas atividades diárias do aluno e em quantidade razoável. Também não pode haver especificação da marca ou do local para compra.

Dicas

O diretor do Procon/SC sugere que, antes de ir as compras, o consumidor verifique quais dos produtos da lista de material já possui em casa e, ainda, se estão em condição de uso, evitando assim, compras desnecessárias. Outra forma de economizar é promover a troca de livros didáticos entre alunos.

Alguns estabelecimentos concedem bons descontos para compras em grandes quantidades, dessa forma pode ser interessante efetuar compras coletivas, em parceria com outros pais. Nas compras pela internet o consumidor deve estar atento ao site acessado, verificando se é confiável e se apresenta segurança. Além disso, é preciso verificar o custo do frete, que pode encarecer a compra.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Fernanda Sardanha integra a nova diretoria da ACISPAR

A prefeita de São Mateus do Sul e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (CISVALI), Fernanda Sardanha, passa a integrar a nova diretoria da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (ACISPAR) como conselheira. A eleição foi realizada no dia 04 de fevereiro de 2025, em Curitiba, definindo […]

Prefeitura de Porto União alerta sobre falsos cursos em parceria com instituições virtuais

A Prefeitura de Porto União alerta que não está oferecendo cursos em parceria com instituições virtuais. Empresas estão utilizando indevidamente o brasão da Prefeitura, o que tem causado confusão. Os cursos promovidos em parceria com a Prefeitura são divulgados exclusivamente nos canais oficiais do município. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Prefeitura.

Câmara de Vereadores de União da Vitória realiza 1ª sessão ordinária

A primeira Sessão Ordinária contou com a presença do vice-presidente do Executivo, Claudiomir de Oliveira França, que representou o Prefeito de União da Vitória, Dr. Ary Carneiro Junior e foi convidado a juntar-se à mesa diretora. O vice-prefeito deixou logo no início, sua palavra de abertura e boas-vindas na nova gestão e participação do legislativo […]