Professores da região aprendem a utilizar jogo didático sobre a fauna nativa com projeto da Unespar » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Professores da região aprendem a utilizar jogo didático sobre a fauna nativa com projeto da Unespar


15 de agosto de 2024

Divulgação

O projeto “Bio em Jogo”, coordenado pela professora Dra. Camila Juraszeck Machado, do Colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus União da Vitória, promoveu, entre julho e agosto, a formação continuada de uma turma de professores da região, focada no jogo didático “Descobrindo a Fauna Nativa”.

O curso, realizado de forma híbrida, incluiu três encontros presenciais que abordaram temas relevantes. O primeiro encontro, intitulado “Metodologias Ativas e Educação – Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)”, foi conduzido pelas professoras Camila e Dra. Josi Mariano Borille. No segundo encontro, os professores Dr. Sérgio Bazilio e Dra. Ana Carolina de Deus Bueno Krawczyk apresentaram o tema “Fauna e Biomas Brasileiros”.

O terceiro e último encontro presencial foi dedicado à “Aplicação do Jogo Descobrindo a Fauna Nativa”, com participação das professoras Camila e Josi, além da acadêmica e bolsista do projeto, Taynara Dembeski.

A professora Camila ressaltou que o ensino sob a perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) aliado aos princípios da gamificação contribui para uma formação mais engajada e crítica dos estudantes. “Durante a formação, buscamos apresentar ideias, metodologias e promover discussões que permitam aos professores aplicar essas abordagens em suas salas de aula”, explicou.

O projeto

O projeto foi financiado pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, o que permitiu a impressão de exemplares do jogo didático “Descobrindo a fauna nativa” os quais foram presenteados aos professores cursistas.

O intuito é disseminar o conhecimento científico sobre a fauna e biomas brasileiros, além de contribuir para alfabetização científica da população.

O projeto “Bio em jogo” seguirá com suas ações, auxiliando tanto os docentes cursistas, quanto outros que tiverem interesse, com a aplicação do jogo didático “Descobrindo a Fauna Nativa” nas escolas da região de União da Vitória.

Para outras informações, é possível entrar em contato com a equipe do projeto por aqui (https://www.instagram.com/bio.emjogo/ ).

**Com informações, Canal4TV

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Acidente entre dois carros mobiliza Bombeiros em Irineópolis; condutor de um dos veículos não foi encontrado

Às 21h deste sábado (22), o Corpo de Bombeiros de Irineópolis foi acionado para atender a um acidente entre dois carros na Estrada Geral do KM-20, interior. Chegando no local foi confirmada a ocorrência, onde encontrava-se dois veículos, um Fiat Uno com placas Mercosul, conduzido por uma mulher de 30 anos, como carona havia um […]

Acidente entre dois carros e caminhão deixa um ferido na BR-280, em Porto União

Por volta das 17h deste sábado (22), um acidente entre dois carros e um caminhão aconteceu na BR-280, no trevo de acesso à Santa Cruz do Timbó, em Porto União.O Corpo de Bombeiros atendeu a um homem de 39 anos, consciente, orientado e deambulando no perímetro, que apresentava escoriações superficiais nos braços e face, relatando […]

Criciúma oficializa contratação da lateral-direita Miriam Werle natural de Porto União

A atleta natural de Porto União, Miriam Thais Werle oficializou sua contratação como lateral-direita no Criciúma. A jogadora de 28 anos chega ao Tigre após passagem pelo Avaí Kindermann e acumula experiência em clubes como Leoas da Serra, Napoli-SC, Bahia e Botafogo. Segundo ela, o convite surgiu pela treinadora das Meninas Carvoerias, Bina Cassol, com […]