Professores de Cruz Machado visitam escolas multisseriadas

Escute a rádio

Professores de Cruz Machado visitam escolas multisseriadas


18 de setembro de 2015

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu nessa quarta-feira, 16, aos professores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), uma visita às escolas multisseriadas do município.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O grupo visitou sete escolas multisseriadas pelo interior de Cruz Machado. A ação faz parte das atividades do Pnaic, referente aos assuntos abordados nos cadernos, que trabalham textos sobre a educação do campo e das escolas multisseriadas.

A visita também contou com a presença do prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, e da secretária de Educação e Cultura, Oliveti Brautigam. Segundo a coordenação do Pacto em Cruz Machado, participaram as duas turmas do projeto, que são orientados pela Marlei Mitura e Zenilda Vieira de Lima Presznhuk. As escolas receberam a equipe com muito carinho e com apresentações. Assim, os professores tiveram um dia com muitas reflexões, conhecendo um pouco mais da realidade do campo e da importância da valorização.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, Estadual e Municipal, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental. São 39 professores atendimentos pelo Pacto em Cruz Machado e o programa oferece formação contínua.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O terceiro ciclo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem como objetivo a alfabetização de todas as crianças até 3º ano do ensino fundamental. O curso presencial qualifica professores das redes públicas da educação básica que lecionam em turmas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Com duração de 120 horas por ano, a metodologia propõe estudos e atividades práticas. Os encontros são conduzidos por orientadores de estudos, que são professores das redes públicas a que os alfabetizadores estão vinculados.

Na primeira etapa do Pacto, de 2013 a 2014, os professores receberam formação em letramento, e na segunda, de 2014 a 2015, em matemática. O terceiro ciclo, que será desenvolvido de 2015 a 2016, vai abordar as demais áreas do conhecimento de forma integrada, com o objetivo de promover a educação integral das crianças. Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania.

 

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


PMA de Porto União intensifica ações no combate ao desmatamento

A Polícia Militar Ambiental de Porto União tem reforçado as ações de combate ao desmatamento ilegal no bioma da Mata Atlântica durante os meses de setembro e outubro de 2024. As operações têm como objetivo coibir práticas ilegais e proteger um dos ecossistemas mais ricos e importantes do Brasil, mas também um dos mais ameaçados […]

Estado repassa recursos para ações com PCDs; União da Vitória está na lista

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, anunciou nesta terça-feira (05) os 73 municípios aptos a receber o repasse de R$ 5 milhões do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PCD). O anúncio foi feito em Maringá, no Noroeste do Estado, […]

Para maior segurança, DER-PR promove melhorias em rodovia entre Guarapuava e Pinhão

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realiza serviços de conservação da faixa de domínio da PR-170 entre Guarapuava e Pinhão, na região Centro-Sul. O objetivo é proporcionar mais segurança e trafegabilidade para os usuários que utilizam o trecho de 49,58 quilômetros de extensão. Foi […]