Professores dos 5º anos da rede municipal de ensino de uma visitação aos pontos históricos do município na manhã de sexta-feira, 23. A atividade faz parte do projeto; “Memórias de União da Vitória”, realizado pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Cultura e Academia De Letras Do Vale Do Iguaçu (ALVI).
A imersão à história começou no vau seguindo para a praça Campolim Ramos, Marco da Divisa e Estação Ferroviária. Em cada ponto, os educadores receberam informações a respeito do local. “A partir de agora, os professores repassarão aos alunos todo conhecimento, e estes, escreverão poemas que serão publicados em um livro”, destaca o secretário de Educação, Ricardo Brugnago. Nos próximos meses, os estudantes também realizarão as visitas.
O objetivo do projeto é resgatar e eternizar a história do nosso povo. “A nossa intenção é manter viva a história de União da Vitória. É muito importante que as crianças conheçam a história do local onde vivem. É um projeto belíssimo”, afirma o vice-prefeito e secretário de Cultura, Bachir Abbas, que participou das visitas.
A professora Mônica Fragoso de Almeida que dá aula na Escola Municipal Hilda Romanzini de Melo, aprovou o projeto e está ansiosa para trabalhar as atividades com os alunos. “Com certeza eles vão adorar o tema e terão muita curiosidade. É uma iniciativa muito bacana, pois resgata nossa história e aproxima as crianças desse assunto, que muitas vezes não é discutido”, diz. A previsão é que o livro “Memórias de União da Vitória” seja lançado em dezembro.