Profissionais de Porto União reivindicam piso salarial da enfermagem » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Profissionais de Porto União reivindicam piso salarial da enfermagem


10 de março de 2023

Fotos: Divulgação

Na manhã dessa sexta-feira, 10, profissionais da área da enfermagem realizaram um movimento no centro de Porto União reivindicando melhorias no piso salarial da enfermagem. O movimento, executado na esquina das ruas Matos Costa com a Prudente de Morais, também acontece simultaneamente no país todo.

O piso salarial enfermagem continua suspenso há mais de 150 dias devido a uma decisão judicial do Supremo Tribunal Federal (STF). O juiz da suprema corte, Luís Roberto Barroso, decidiu que, por conta da falta de caminhos orçamentárias robustos, para fazer com que o novo piso começasse a valer, a lei ficaria suspensa.

Em Porto União o movimento tomou a esquina da Rua Prudente de Morais com a Matos Costa, ponto central da cidade. A enfermeira Maria Cristina Gan, estava no movimento porque considera a situação insustentável e falou em nome dos manifestantes. “Essa luta vem a cerca de 30 anos”, destacou.

Ela também destacou a presença de União da Vitória neste movimento e informou detalhes sobre os atuais salários e os valores reivindicados. “É até vergonhoso falar. Em torno de R$3 mil reais o nosso salário. O nosso piso salarial não vai subir muito, é uma miséria também, mas um salário um pouquinho mais digno”, disse.

Nísia Trindade, Ministra da Saúde, declarou agora pouco que a versão inicial da minuta da Medida Provisória que vai ajudar na implementação do piso salarial enfermagem está feita.

O documento foi criado pelo Grupo Interministerial que é formado por vários membros de órgãos do governo com a finalidade de financiar, de forma mais célere, o piso salarial da enfermagem.

O Grupo de Trabalho Interministerial do piso salarial enfermagem é composto por: Advocacia-Geral da União (AGU), Casa Civil, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e Ministério da Saúde.

A Medida Provisória que pode aplicar o piso salarial enfermagem ainda não tem perspectivas de começar a valer no País.A MP foi criada no dia 22 de dezembro, a ação é uma ferramenta com força de lei e deve ser usada em situações emergenciais no Brasil.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]

Está chegando a 3ª Caminhada Intermunicipal “Caminho da Erva Mate”

A caminhada acontece entre União da Vitória e Porto Vitória Uma caminhada que reúne o que há de mais bonito e aprazível: O ambiente preservado de uma floresta, o rio Iguaçu, a força econômica da erva-mate que se revigora distribuindo riqueza e o Parque Histórico Iguassu, local icônico onde acontecerá a largada. A equipe organizadora […]

Associação Arte do Porto entrega nesta quinta o Troféu Valor Cultural

O prêmio é um reconhecimento ao excelente trabalho dos artesãos do município, que batalham pela manutenção de técnicas manuais e étnicas Na noite desta próxima quinta-feira, 18 de abril de 2024, as 19h30min, acontece na Sala de Eventos do Armazém 1, na Estação União em frente à Praça Hercílio Luz, a entrega do Troféu Valor […]