Profissionais de Porto União reivindicam piso salarial da enfermagem » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Profissionais de Porto União reivindicam piso salarial da enfermagem


10 de março de 2023

Fotos: Divulgação

Na manhã dessa sexta-feira, 10, profissionais da área da enfermagem realizaram um movimento no centro de Porto União reivindicando melhorias no piso salarial da enfermagem. O movimento, executado na esquina das ruas Matos Costa com a Prudente de Morais, também acontece simultaneamente no país todo.

O piso salarial enfermagem continua suspenso há mais de 150 dias devido a uma decisão judicial do Supremo Tribunal Federal (STF). O juiz da suprema corte, Luís Roberto Barroso, decidiu que, por conta da falta de caminhos orçamentárias robustos, para fazer com que o novo piso começasse a valer, a lei ficaria suspensa.

Em Porto União o movimento tomou a esquina da Rua Prudente de Morais com a Matos Costa, ponto central da cidade. A enfermeira Maria Cristina Gan, estava no movimento porque considera a situação insustentável e falou em nome dos manifestantes. “Essa luta vem a cerca de 30 anos”, destacou.

Ela também destacou a presença de União da Vitória neste movimento e informou detalhes sobre os atuais salários e os valores reivindicados. “É até vergonhoso falar. Em torno de R$3 mil reais o nosso salário. O nosso piso salarial não vai subir muito, é uma miséria também, mas um salário um pouquinho mais digno”, disse.

Nísia Trindade, Ministra da Saúde, declarou agora pouco que a versão inicial da minuta da Medida Provisória que vai ajudar na implementação do piso salarial enfermagem está feita.

O documento foi criado pelo Grupo Interministerial que é formado por vários membros de órgãos do governo com a finalidade de financiar, de forma mais célere, o piso salarial da enfermagem.

O Grupo de Trabalho Interministerial do piso salarial enfermagem é composto por: Advocacia-Geral da União (AGU), Casa Civil, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e Ministério da Saúde.

A Medida Provisória que pode aplicar o piso salarial enfermagem ainda não tem perspectivas de começar a valer no País.A MP foi criada no dia 22 de dezembro, a ação é uma ferramenta com força de lei e deve ser usada em situações emergenciais no Brasil.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Estudantes poderão contar com curso preparatório gratuito para o Enem em SC

O curso estará disponível para todos os alunos do ensino médio da rede estadual O Curso de Redação e os Simulados da plataforma Enem Gratuito estão disponíveis gratuitamente para os estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. A parceria firmada pela Secretaria de Estado da Educação com a Rede Enem […]

Na dúvida se a comida na geladeira está estragada? Invenção brasileira é a solução

Esse “nariz artificial” ajuda na identificação de comida estragada mudando de cor conforme os gases que elas emitem. Comer está entre as melhores coisas da vida para muitas pessoas. Contudo, nem sempre a comida está adequada para o consumo. Nesse ponto, saber quando uma comida está estragada na geladeira pode ser uma coisa complicada, até […]

Inscrições para o Prouni começaram nesta terça-feira

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2024 começaram nesta terça-feira. Os interessados terão até sexta-feira (26) para participar do processo seletivo. Para isso, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e concorrer a uma das 243.850 bolsas oferecidas nesta edição. As inscrições […]