Programa Saúde na Escola discute novas atividades » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Programa Saúde na Escola discute novas atividades


2 de abril de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As equipes da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde estiveram reunidas nessa segunda-feira, 31, e terça-feira, 1º, para uma reunião sobre o Programa Saúde na Escola (PSE). Também participaram do encontro os representantes das unidades de ensino beneficiadas pelo projeto.

No encontro de segunda-feira os participantes abordaram assuntos referentes a capacitação dos profissionais para trabalharem com direitos sexuais, direitos reprodutivos e prevenções das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Na terça-feira a equipe discutiu questões relacionadas a capacitação dos profissionais para o desenvolvimento de atividades relacionadas a prevenção do uso do álcool, tabaco e drogas.

Os profissionais envolvidos com o projeto são divididos em três Grupos de Trabalho Intersetorial (GTI), dois da saúde e um da educação, para a aplicação das atividades. Estão beneficiadas pelo projeto os Centros de Educação Infantil Vovó Cecília, Antiocho Pereira, Maria Gaioski Busch, a Escolas Municipais Professor Bronislau Kapusniak e Boleslau Sobota e os Colégios Estaduais Helena Kolody e Estanislau Wrublewski.

Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O projeto tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, e comunidade escolar. No PSE a criação dos Territórios locais é elaborada a partir das estratégias firmadas entre a escola, a partir de seu projeto político-pedagógico e a unidade básica de saúde. O planejamento destas ações do PSE considera: o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]