A Roda de Conversa realizada na tarde desta terça-feira, 27 de novembro no Centro Especializado de Assistência Social (Creas) de União da Vitória, serviu para marcar, além de mais uma etapa importante, o aniversário de um ano do “Programa Sempre Viva Mulher” de União da Vitória.
Lançado em 28 de novembro de 2017 em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social com a Delegacia da Mulher, Criança e Adolescente e Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de União da Vitória, o programa tem um objetivo importante: amparar mulheres que sofrem violência de todas as formas, desde ameaças, injúrias, até a agressão consumada.
A roda faz parte da “Semana Nacional pela não Violência Contra a Mulher”. O movimento sempre na última semana do mês de novembro é definido pela Lei 13.421/2017 que traz à tona assuntos que devem ter uma maior discussão por parte da sociedade.
A Roda de Conversa desta tarde contou com a presença de mulheres participativas da sociedade local e debateu pela dificuldade das mulheres denunciarem.
“Se a mulher sofre algum tipo de violência, indiferente da forma, seja ela psicológica ou agressão propriamente dita, ela não pode ficar calada. É preciso denunciar”, disse Marli Oaniéski da Secretaria Municipal de Assistência Social de União da Vitória.