Projeto de execução do bondinho e tirolesa no Complexo Turístico Morro da Cruz em Porto União é assinado » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Projeto de execução do bondinho e tirolesa no Complexo Turístico Morro da Cruz em Porto União é assinado


10 de janeiro de 2023

Fotos: Prefeitura de Porto União

Nessa segunda-feira, 10, pela manhã o prefeito de Porto União, Eliseu Mibach, assinou a ordem de serviço autorizando o início dos projetos e execução de equipamentos turísticos como bondinho e tirolesa no Complexo Turístico Morro da Cruz.

O investimento de mais de três milhões de reais visa a integração de Porto União em rotas turísticas já consolidadas e outros projetos de grande envergadura como o Caminho do Rio do Peixe nas cidades do Meio-oeste Catarinense, tendo o turismo com uma excelente fonte de geração de renda para municípios com belezas naturais onde Porto União será o ponto inicial.

Os espaços ociosos no entorno do Rio Iguaçu são excelentes alternativas para a construção de espaços de lazer e integração, ao mesmo tempo em que podem ser usados como fonte de renda para a população e diversificação da economia regional. O projeto propõe a integração dos pontos turísticos urbanos como o Morro da Cruz, o Balneário Santa Rosa, Parque do Centenário, Instituto Grünenwald entre outros.

A conexão entre o Instituto Grunenwald, Morro da Cruz e Parque do Centenário poderá ser feita futuramente por meio de um teleférico (bondinho). 

A tirolesa partirá do topo do Morra do Cruz com destino ao Parque do Centenário.

Haverá funicular (tipo especial de caminho de ferro utilizado para subir terrenos muito inclinados) ligando o topo do morro à Via Sacra.

O Parque linear será mais uma opção para aproveitar os espaços nas margens dos rios Iguaçu e Pintado.

Novas trilhas serão abertas no Morro da Cruz aproveitando alternativas como arvorismo, downhill e trenó de montanha.

No topo do morro serão construídos mirantes, área comercial, estrutura com banheiros e bebedouros e a estação funicular assemelhando-se à estruturas de sucesso implantadas em outras cidades turísticas.

A empresa G.E.E. Soluções Sustentabilidade já vêm trabalhando desde ano passado na análise de viabilidade em parceria com a Secretaria de Planejamento e de Cultura e Turismo e agora os projetos estão ganhando forma definitiva.

As obras devem iniciar nos próximos dias e a empresa disponibilizou imagens de referência de como serão algumas das estruturas.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Hussein Bakri garante dois novos veículos para União da Vitória e a realização dos Jogos da Amsulpar

O Líder do Governo, deputado Hussein Bakri, esteve hoje de manhã na prefeitura de União de Vitória, onde discutiu pautas e investimentos para o município e a região. Com representantes da Secretaria de Estado do Esporte, foram alinhados os detalhes para a realização dos Jogos da Amsulpar no 2º semestre deste ano. O parlamentar também […]

Governadores do Sul entregarão pleitos conjuntos ao Governo Federal

O governador Jorginho Mello, em sua segunda viagem a Brasília representando o Governo do Estado, adiantou nesta quinta-feira, 26, com o vice-presidente Geraldo Alckmin as demandas de Santa Catarina que serão apresentadas nesta sexta-feira, 27, para o presidente Lula. A principal cobrança diz respeito à conclusão das obras nas rodovias federais em SC, que se […]

Famílias e empresas pagaram juros mais altos em 2022, diz BC

As famílias e as empresas pagaram taxas de juros mais altas em dezembro do ano passado, segundo as Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgadas hoje (27) pelo Banco Central (BC). A taxa média de juros para pessoas físicas no crédito livre chegou a 55,8% ao ano, elevação de 10,8 pontos percentuais (p.p.) no ano, com […]