Projeto de execução do bondinho e tirolesa no Complexo Turístico Morro da Cruz em Porto União é assinado » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Projeto de execução do bondinho e tirolesa no Complexo Turístico Morro da Cruz em Porto União é assinado


10 de janeiro de 2023

Fotos: Prefeitura de Porto União

Nessa segunda-feira, 10, pela manhã o prefeito de Porto União, Eliseu Mibach, assinou a ordem de serviço autorizando o início dos projetos e execução de equipamentos turísticos como bondinho e tirolesa no Complexo Turístico Morro da Cruz.

O investimento de mais de três milhões de reais visa a integração de Porto União em rotas turísticas já consolidadas e outros projetos de grande envergadura como o Caminho do Rio do Peixe nas cidades do Meio-oeste Catarinense, tendo o turismo com uma excelente fonte de geração de renda para municípios com belezas naturais onde Porto União será o ponto inicial.

Os espaços ociosos no entorno do Rio Iguaçu são excelentes alternativas para a construção de espaços de lazer e integração, ao mesmo tempo em que podem ser usados como fonte de renda para a população e diversificação da economia regional. O projeto propõe a integração dos pontos turísticos urbanos como o Morro da Cruz, o Balneário Santa Rosa, Parque do Centenário, Instituto Grünenwald entre outros.

A conexão entre o Instituto Grunenwald, Morro da Cruz e Parque do Centenário poderá ser feita futuramente por meio de um teleférico (bondinho). 

A tirolesa partirá do topo do Morra do Cruz com destino ao Parque do Centenário.

Haverá funicular (tipo especial de caminho de ferro utilizado para subir terrenos muito inclinados) ligando o topo do morro à Via Sacra.

O Parque linear será mais uma opção para aproveitar os espaços nas margens dos rios Iguaçu e Pintado.

Novas trilhas serão abertas no Morro da Cruz aproveitando alternativas como arvorismo, downhill e trenó de montanha.

No topo do morro serão construídos mirantes, área comercial, estrutura com banheiros e bebedouros e a estação funicular assemelhando-se à estruturas de sucesso implantadas em outras cidades turísticas.

A empresa G.E.E. Soluções Sustentabilidade já vêm trabalhando desde ano passado na análise de viabilidade em parceria com a Secretaria de Planejamento e de Cultura e Turismo e agora os projetos estão ganhando forma definitiva.

As obras devem iniciar nos próximos dias e a empresa disponibilizou imagens de referência de como serão algumas das estruturas.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]