Nessa sexta-feira, 21, às 10h no auditório da Unespar em União da Vitória acontece o encontro com deputado federal Tadeu Veneri e o Diretor da Itaipu Binacional, Ênio Verri. Em pauta está a apresentação do projeto Floresta de Sabores e Saberes elaborado por representantes da agricultura familiar para estruturar a agroecologia.
Esta é uma demanda de 20 entidades ligadas à agricultura familiar agroecológica da região Centro Sul do Paraná, com inserção em 20 municípios.
O projeto Floresta de Saberes e Sabores, construído em rede, tem por objetivo potencializar ações já desenvolvidas nesse território e fomentar o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, de cunho agroflorestal, com vistas a atender uma demanda aberta pela lei estadual 16.751/10 e regulamentada pelo decreto número 4.211 de 2020 que prevê o fornecimento de 100% da merenda escolar do Paraná em alimentos orgânicos até 2030.
Também pautado nos desafios do século afim de reduzir o aquecimento global, além de ampliar trabalho e renda nesse território, este projeto atende ainda 12 das 17 ODS, fundamentando assim seu caráter de desenvolvimento sustentável.
A Rede Araucária de Agroecologia, formada por 20 entidades de quatro núcleos da rede Ecovida de Agroecologia, com 190 famílias já certificadas e em processo de transição, tem como meta chegar a 400 Famílias certificadas.
Como proponente, é apresentado a Associação Regional de Cooperação Agrícola do Contestado, com excelente desempenho na execução de projetos em parceria com órgãos públicos. Além da proponente, todas as demais organizações participaram da construção desta proposta e estão comprometidas na execução das metas.