O projeto Hortifruticultura Vale do Iguaçu (HF), criado com o objetivo de encurtar o caminho entre agricultores locais e consumidores, mostrou-se, dentro do possível, eficaz nesses últimos dias em que a paralisação dos caminhoneiros gerou um desabastecimento nos mercados. Mesmo sem os comerciantes receberem verduras e frutas das distribuidoras, as prateleiras dos mercados e mercearias da região não ficaram totalmente vazios, graças a esse empreendimento.
Os agricultores do HF atenderam a demanda com as verduras e hortaliças típicas da região, como a produção de alface, alface hidropônica, chuchu, repolho, cenoura, batata salsa, batata doce, abobrinha, cheiro verde, limão, mimosa e laranja.
Como foi uma situação atípica, sem que ninguém pudesse prever, a quantidade desses alimentos não foi grande, mas supriu a procura. Vale ressaltar que o valor praticado entre os agricultores e mercados permaneceu o mesmo, sem nenhum acréscimo.
Composição do HF
O projeto é composto por três grupos, sendo o primeiro formado pelas Secretarias Municipais da Agricultura de União da Vitória, Porto Vitória, Paulo Frontin, Cruz Machado, Antonio Olinto, Amsulpar e Emater. O segundo grupo é formado basicamente por produtores, e o terceiro é composto por mercados, mercearias e comércios parceiros. A prefeitura de União da Vitória, dá todo apoio e acompanha o HF desde o seu início.