As Secretarias de Educação e Cultura de União da Vitória, em parceria com a Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI), lançaram na tarde desta quinta-feira, 1º de agosto, o projeto; “Memórias de União da Vitória”. A ideia é resgatar a história de União da Vitória através de professores e alunos da rede municipal. O resultado será um livro de poemas com as memórias do município.
Os professores visitarão pontos turísticos, culturais e históricos da cidade como a Estação União, praça Campolim Ramos, a passagem do Vau e a Igreja dos Navegantes. As informações serão repassadas aos alunos que produzirão poesias. “Serão feitos poemas ressaltando as belezas de União da Vitória e também abordarão a nossa história de vitórias e de união do nosso povo trabalhador e dedicado”, explica o secretário Municipal de Educação, Ricardo Brugnago.
Após a escolha dos poemas, será lançado o livro “Memórias de União da Vitória”. O objetivo é eternizar a história e multiplicar esse conhecimento. “É muito importante trabalhar essa memória. Nossa cidade é cheia de histórias. Tem a ferrovia, tem o vau. Tão importante quanto pensar no progresso é cultivar o passado. Estamos plantando uma semente para o futuro”, destaca o vice-prefeito e secretário de Cultura, Bachir Abbas.
A previsão é que o livro fique pronto em dezembro deste ano. A reunião de trabalho foi feita na Secretaria Municipal de Cultura, com a presença de Ricardo Brugnago, o vice-prefeito Bachir Abbas além do presidente da ALVI professor e maestro Raulino Berttoline e membros da ALVI e de do represente da Rede Ferroviária do paraná e Santa Catarina em nossas cidades.