Projeto: Parque do Centenário terá Relógio do Sol » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Projeto: Parque do Centenário terá Relógio do Sol


18 de setembro de 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de Porto União

Na segunda-feira, 16 de setembro, foi realizada uma reunião com um corpo técnico para apresentar formalmente a concepção, fatos e possibilidades que envolvem a ideia do Relógio do Sol no Parque do Centenário, como uma demanda para os setores de Turismo, Educação e Cultura.

A ideia é utilizar a chaminé da antiga Cerâmica Passos como ponteiro (Gnomon). Participaram da reunião membros do Conselho Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Cultura, da Secretaria de Cultura, professores e colaboradores da Administração Municipal e o Prefeito Eliseu Mibach.

Na oportunidade, foi apresentada uma explanação sobre o que é e como funciona o Relógio do Sol, suas variações por causa de nossa localização e o espaço aproximado que necessitaria para a projeção de suas sombras. O professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Paulo Rocha, que foi coordenador do Observatório Geográfico e o e Astronomico de União da Vitória e o Engenheiro e Matemático Israel Fernandez Bostelmann explicaram que é perfeitamente possível demarcar ao longo do ano todas as projeções de sombras de hora em hora para fazer um relógio com certa precisão.

Além disso, de cima do mirante que está sendo iniciado no alto do Morro da Cruz, a visão privilegiada do Parque do Centenário na íntegra propicia um ângulo amplo do relógio e suas marcações. Ou seja, o turista que vem para conhecer o maior Relógio do Sol do Brasil. Também visitará o Parque do Monge para o mirante mais baixo, ou o Morro da Cruz para o Mirante mais alto.

Eliseu Mibach concordou com o projeto e afirmou que “se é vontade dos conselheiros e se temos pessoal qualificado para colocar em prática o projeto, ele será executado”. O prefeito ainda sugeriu uma nova reunião onde já serão apresentados dados mais técnicos inclusive com as primeiras medições para delimitar o espaço já demarcado para as atrações que dividirão o espeço com o Relógio do Sol.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]