Projeto Primeira sessão atende alunos da rede municipal de ensino » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Projeto Primeira sessão atende alunos da rede municipal de ensino


11 de outubro de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Proporcionar à criança uma formação integral, levando-a a compreender que há diferentes fontes de cultura e conhecimento, que não estão restritas ao ambiente escolar. Este é o principal objetivo do projeto Primeira Sessão, desenvolvido pela Fundação de Cultura de União da Vitória, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O projeto conta ainda com o apoio do Setor de Transporte da Prefeitura.

Só neste ano, o Primeira Sessão já levou ao cinema todos os alunos dos primeiros, segundos e quintos anos da rede municipal de ensino, e, atualmente, contempla às crianças dos terceiros e quartos anos. Ao todo, aproximadamente 3.800 alunos já participaram do projeto. E, até o final do ano serão atendidos todos do os alunos do terceiros e quartos anos.

Os filmes ou os desenhos são escolhidos de acordo com a faixa etária e o grau de compreensão dos alunos, e no próximo ano a intenção é ampliar esse projeto, para que sejam atendidas também as crianças do Jardim II e Jardim III.

Para os alunos dos primeiros e segundos anos foi escolhido o desenho ‘Kiriku e a feiticeira’, que, enfatiza elementos da cultura africana, propondo um novo olhar acerca da produção cinematográfica, levando os expectadores a vivenciar os valores culturais africanos de forma prazerosa. “Além disso, enfatiza a coragem e a necessidade de enfrentarmos os medos”, observa a coordenadora do projeto, Cleri Aparecida Oliveira.

O filme, ‘E.T – Extraterrestre’ foi selecionado aos alunos dos quartos e quintos anos. E, a narrativa levanta a possibilidade da existência de vida em outro planeta e aponta a beleza de uma relação de amizade entre um extraterrestre e um menino. De forma bela e humorada o filme apresenta a fragilidade das famílias, especificamente a ausência dos pais na vida dos filhos, e a importância da amizade no desenvolvimento de belas atitudes e sentimentos. “Sem dúvida esse filme possibilita grandes discussões e propostas de atividades que ressaltem a importância da vida, da amizade, da imaginação, de uma postura de abertura para o diferente e de viver emoções belas”, sugere Cleri.

Já o filme que trata da invenção do cinema e traz a oportunidade de conhecer a história de George Mellié, um nome importante na história cinematográfica, ‘A invenção de Hugo Cabret’, foi exibido aos alunos dos quintos anos. “Evidenciando a discussão acerca da função social da tecnologia e do cinema, mostra a importância da sensibilidade e do conhecimento histórico, cultural, tecnológico, estético para a produção da arte cinematográfica”, acrescenta coordenadora do projeto.

Ela ainda ressalta a importância do apoio do prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, seu vice, Jair Brugnago, e do secretário de Educação, Célio Reginaldo Calikoski, na realização do projeto.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Londrina e Athletico empatam no primeiro jogo da semifinal do Paranaense

Foto:Rafael Martins/RVAC Em jogo movimentado, Londrina e Athletico empataram por 2 a 2, na noite deste domingo (15), no Estádio do Café, no primeiro jogo da semifinal do Paranaense 2026. Diante de 11.322 torcedores, o Londrina abriu o placar com André Luiz, no primeiro tempo. O Furacão, que jogou com o time aspirante, virou ainda […]

Casos de chikungunya crescem em Santa Catarina

Santa Catarina registra um avanço preocupante nos casos de chikungunya neste início de 2026. Dados da Secretaria de Estado da Saúde indicam que, entre janeiro e fevereiro, foram contabilizados 43 casos prováveis da doença em meio a 78 notificações — número mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2025, quando houve 20 […]

Brasil conquista a primeira medalha nas Olimpíadas de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen fez história é o  primeiro esquiador brasileiro a conquistar uma medalha olímpica. E foi de ouro! A história foi escrita em Bormio, cidade nos Alpes italianos, próxima à divisa com a Suíça. Neste sábado (14), Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha do Brasil em uma Olimpíada de Inverno. E logo a dourada. O […]