Projeto sobre “Trovas” é discutido em Porto União

Escute a rádio

Projeto sobre “Trovas” é discutido em Porto União


25 de julho de 2016

Porto União, completa 100 anos, no dia 5 de setembro de 2017, e tudo promete ser um dia de muita  festa e grandes homenagens para a “Cidade Amiga”. Já está em pleno trabalho ações de restauração de espaço público como também da confecção do livro do centenário e na tarde de sábado, 23 de julho, uma reunião coloca em pratica mais um projeto para homenagear a cidade, sendo um livro de Trovas.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Porto União é conhecido como “Cidade Amiga”, e no ano de 2017, está cidade completa seus 100 anos, de desenvolvimento e fortalecimento no Planalto Norte de Santa Catarina. Para marcar está data, vários eventos culturais já estão sendo preparados através da Secretaria Municipal de Cultura e parceria com as demais Secretarias Municipais do município. Alguns projetos em andamento para o centenário, é a recuperação de  pontos turísticos que contam a história da cidade e a atualização de dados históricos que vai estar em um livro da história da cidade.

Na tarde deste sábado, 23 de julho, mais um importante projeto foi colocado em  discussão e já está em fase de inicio nesta segunda-feira, 25 de julho, onde um grupo de trovadores, que está sendo coordenado pela professora Nadia Maria Maltauro Ayub, que junto com uma equipe pretendem fazer um livro de trovas, que vai seguir todas as normas da União Brasileira de Trovadores (UBT)..

A primeira reunião do grupo foi no Espaça da Arte, onde foi discutido como será feito o recolhimento de trovas da comunidade que tem vontade de participar, onde foi decidido colocar uma caixa no Espaço da Arte, onde a pessoa poderá colocar a sua trova num envelope fechado e com o seu nome endereço e telefone. Segundo a professora Nadia, será formada uma comissão que vai analisar as trovas e ao fim as melhores que vão ter como tema os 100 anos de Poeto União, será publicada.

Em entrevista para a Rádio Colmeia a professora Nadia Maria Maltauro Ayub, comenta de como será este projeto, quem pode participar e diz como será o segundo momento desta ação em homenagem ao município, onde o livro de trovas, vai ter as imagem da jovem kathleen Cristiane Bageski.

 

 

O que é Trovas:

 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

 

trova é uma poesia formada por uma única estrofe (poesia monostrófica), com sete sílabas métricas ou poéticas (redondilha maior) em cada um dos seus quatro versos, que devem oferecer ao leitor o significado completo da mensagem a ser transmitida.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


PMA de Porto União intensifica ações no combate ao desmatamento

A Polícia Militar Ambiental de Porto União tem reforçado as ações de combate ao desmatamento ilegal no bioma da Mata Atlântica durante os meses de setembro e outubro de 2024. As operações têm como objetivo coibir práticas ilegais e proteger um dos ecossistemas mais ricos e importantes do Brasil, mas também um dos mais ameaçados […]

Estado repassa recursos para ações com PCDs; União da Vitória está na lista

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, anunciou nesta terça-feira (05) os 73 municípios aptos a receber o repasse de R$ 5 milhões do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PCD). O anúncio foi feito em Maringá, no Noroeste do Estado, […]

Para maior segurança, DER-PR promove melhorias em rodovia entre Guarapuava e Pinhão

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realiza serviços de conservação da faixa de domínio da PR-170 entre Guarapuava e Pinhão, na região Centro-Sul. O objetivo é proporcionar mais segurança e trafegabilidade para os usuários que utilizam o trecho de 49,58 quilômetros de extensão. Foi […]