A câmara de Vereadores de União da Vitória sediou na noite de quarta – feira, 16 de maio, a audiência pública de Revitalização e Reforma da Praça Coronel Amazonas e ampliação do CEMEI Odete Conti.
Alguns projetos foram apresentados pela equipe de planejamento da prefeitura Municipal de União da Vitória, chefiada pelo secretário Clodoaldo Goetz, e para dar início as apresentações, o vice prefeito Bachir Abbas falou da importância do projeto e ressaltou que essa verba que será investida vem de repasse do governo estadual, ou seja, a prefeitura não acumulará dívida.
Apensar de não ter lotado o plenário, houve uma significativa representação da população no local. As pessoas participaram ativamente da apresentação dando opiniões e sugestões que estão sendo analisadas pela equipe de planejamento. Ambos projetos foram aprovados pelos presentes na câmara e agora seguem para sua próxima etapa que consiste na aprovação do Escritório Regional do Paraná Cidade.
Sobre a Revitalização da Praça Coronel Amazonas:
O principal objetivo da revitalização é criar uma identidade para a praça, e dessa forma, construir um espaço de convivência, lazer, para as famílias, pois esse é o princípio básico das praças públicas. “Em União da Vitória ainda não temos uma praça de referência, e essa certamente será após a revitalização. Começamos o projeto fazendo um levantamento histórico e cultural dela, e em seguida criamos um plano de necessidades. A busca é criar um espaço confortável e bonito para os moradores”, explicou Goetz.
A nova praça fará um resgate à sua história e também da cidade, porém, ela contará com um inovador projeto, contendo até uma possível arvore da conectividade com energia solar. O local apresentará um conceito moderno, sem perder sua beleza histórica.
Para fazer esse resgate, a equipe de planejamento contou com a ajuda de figuras ilustres da cidade como a professora Ivanira Olbertz, professor Nivaldo, o jornalista Ivo Dolinski e o diretor da Unespar Valderlei Garcia Sanches. A história dos acontecimentos da cidade serão retratadas no museu ao ar livre, que terá o formato de arco, como da ponte Manoel Ribas, e entre seus arcos serão colocados painéis ilustrativos.
Um Lindo pergolado também fará parte de uma das passagens da praça, e será criado um boulevard que irá compor a passagem da “rua” da praça, sendo que ao final deles, dois quiosques serão construídos. Um espelho d’água irá embelezar o busto de Coronel Amazonas, existente na praça.
A praça também terá uma passagem com fonte interativa e o parque das crianças será todo modernizado com brinquedos de madeira plástica e grama sintética, além de ser cercado ao redor, garantindo além de beleza, mais segurança e diversão para os pequenos. Apesar das mudanças o traçado original da praça será preservado para conservar a memória do patrimônio público, lembrando que a área total da praça é de 9.665,89 m².
Sobre a ampliação do CEMEI Odete Conti:
A ampliação do CEMEI Odeti Conti é um pedido antigo da população, pois a procura por ele é grande devido a ser o único CEMEI do centro da cidade. A fila de espera de crianças para estudarem no Odete ultrapassa 100 crianças, e a ampliação contará com quatro novas salas de aula, o que atenderá toda sua fila de espera. Um pátio coberto também será construído, além de novos banheiros e um novo parquinho. O projeto terá o custo de R$300.000,00, verba vinda do governo do Estado a fundo perdido e a obra tem previsão de 150 dias de duração.