Publicado decreto que regulamenta o Auxílio Gás » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Publicado decreto que regulamenta o Auxílio Gás


3 de dezembro de 2021

O decreto que regulamenta a Lei nº 14.237, de 19 de novembro de 2021, que instituiu o Auxílio Gás, foi assinado nessa quinta-feira (2) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e publicado no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (3).

As famílias beneficiadas terão direito, a cada dois meses, a um valor equivalente a 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 quilos (kg) dos últimos seis meses. Esse preço de referência será estabelecido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O Auxílio Gás é destinado a aliviar o efeito do preço do gás de cozinha, gás liquefeito de petróleo (GLP), sobre o orçamento das famílias de baixa renda. O auxílio será concedido às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais cuja renda familiar mensal per capita for igual ou inferior a meio salário-mínimo e às famílias que tenham entre seus membros quem receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

De acordo com a lei regulamentada, o auxílio será também concedido, preferencialmente, às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. O decreto que regulamenta a lei esclarece que a concessão preferencial será realizada a partir do acesso a informações constantes de banco de dados mantido pelo Conselho Nacional de Justiça.

“Não se pode negar a importância dessa priorização, visto que muitas vezes tal público passa pelo agravamento de sua condição financeira dado o afastamento do agressor do lar e a consequente subtração de sua contribuição na renda da família. Assim, a previsão busca facilitar o acesso de mulheres em situação de violência à transferência de valores financeiros que contribuirão com despesas da família”, diz a nota publicada pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

O decreto viabiliza também a implantação do benefício a partir de dezembro de 2021, uma vez que pretende-se diminuir o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias de baixa renda, tendo em vista o país passar por um momento de dificuldade econômica, em consequência da pandemia do covid-19.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Selo de “Pessoa com Autismo a Bordo” é Lançado

Imagem assessoria Criado por iniciativa do deputado estadual Vicente Caropreso, o selo “Pessoa com Autismo a Bordo” passa a identificar veículos que transportam pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Santa Catarina. A medida foi instituída pela Lei nº 19.035/2024, de autoria do parlamentar, e regulamentada pelo Decreto nº 1.286/2025, com o objetivo de […]

TRÊS DOENÇAS DE VERÃO

Imagem de reprodução Algumas doenças são muito comuns no verão, como o Melasma, a Dengue e a Intoxicação Alimentar. Melasma é uma doença de pele; ela se apresenta sob a forma de manchas escuras que surgem no rosto, nos braços e nas áreas do corpo muito expostas ao sol, principalmente em mulheres jovens. Não é […]

Com apoio do deputado Hussein Bakri, Porto União entrega demandas junto à Sanepar

O prefeito de Porto União, Juliano Hassan, solicitou apoio do deputado estadual do Paraná Hussein Bakri para intermediar demandas junto à Sanepar e à Copel, diante de reclamações da população sobre serviços essenciais no município. Entre os principais problemas estão cobranças de esgotamento sanitário em imóveis que ainda não estão ligados à rede e dificuldades […]