Quase 70 mil pessoas não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em SC » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Quase 70 mil pessoas não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em SC


29 de junho de 2021

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina nesta segunda-feira, 28, mostra que 68.011 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não retornaram, no tempo adequado, para tomar a segunda dose. Deste total, 47.650 são de pessoas vacinadas com a Coronavac e 20.361 de pessoas vacinadas com AstraZeneca. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SiPNI), do Ministério da Saúde.

O superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, reforça que o intervalo recomendado entre a aplicação da dose um e dois da Coronavac é de 28 dias e da AstraZeneca, de 12 semanas. “Por mais que a primeira dose da vacina ofereça uma pequena proteção, não é suficiente. Quem não toma as duas doses da vacina não está protegido e ainda pode ficar uma falsa sensação de segurança. Completar o esquema vacinal com as duas doses é essencial, além de manter os cuidados como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social”, ressalta o superintendente.

Por esse motivo, o Governo de Santa Catarina reforça o pedido para que a população não se esqueça de retornar para tomar a segunda dose. Na segunda-feira passada, 21, quase cem mil pessoas que deixaram de tomar a segunda dose.

Estado distribui mais de 76 mil doses para segunda dose

O estado iniciou na última sexta, 25, a distribuição de 76.725 doses da vacina AstraZeneca aos municípios catarinenses para a aplicação da dose dois (D2) em idosos de 65 a 69 anos e profissionais das forças de segurança e salvamento, grupos que receberam a dose um há, pelo menos, 12 semanas (por volta do dia 10 de abril).

A distribuição das doses continua nesta segunda, 28, e terça-feira, 29, via aérea e terrestre. Na segunda foram enviadas doses para as centrais regionais da Grande Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Araranguá e Blumenau. Na terça recebem via terrestre, Jaraguá do Sul, Joinville e Itajaí. O avião do Corpo de Bombeiros Militar será responsável por encaminhar as doses de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira e Rio do Sul.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Escolhida a rainha do Município de Bela Vista do Toldo

Em uma noite marcada pela valorização da cultura e da identidade local, a Prefeitura de Bela Vista do Toldo realizou, na sexta-feira (30), a eleição da nova realeza do município. O evento reuniu cinco candidatas em um desfile que avaliou critérios como beleza, elegância, simpatia e desenvoltura, destacando o envolvimento da juventude com as tradições […]

Ato em defesa dos animais reune mais de 200 pessoas

Um ato em defesa da causa animal mobilizou aproximadamente 200 pessoas na manhã deste domingo (01), na Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória A manifestação foi marcada por indignação e pedidos de justiça pelo caso que vitimou o cão conhecido como Orelha, que se tornou símbolo da luta contra os maus-tratos a animais. A […]

Fé, emoção e devoção marcam a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Foto:Salete A manhã deste domingo foi marcada por fé e tradição em União da Vitória, durante a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, realizada na capela dedicada à padroeira. Conhecida por sua arquitetura que remete a um barco, símbolo da proteção aos navegantes, a celebração reuniu fiéis das cidades irmãs de União […]