Quase 70 mil pessoas não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em SC » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Quase 70 mil pessoas não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em SC


29 de junho de 2021

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina nesta segunda-feira, 28, mostra que 68.011 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não retornaram, no tempo adequado, para tomar a segunda dose. Deste total, 47.650 são de pessoas vacinadas com a Coronavac e 20.361 de pessoas vacinadas com AstraZeneca. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SiPNI), do Ministério da Saúde.

O superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, reforça que o intervalo recomendado entre a aplicação da dose um e dois da Coronavac é de 28 dias e da AstraZeneca, de 12 semanas. “Por mais que a primeira dose da vacina ofereça uma pequena proteção, não é suficiente. Quem não toma as duas doses da vacina não está protegido e ainda pode ficar uma falsa sensação de segurança. Completar o esquema vacinal com as duas doses é essencial, além de manter os cuidados como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social”, ressalta o superintendente.

Por esse motivo, o Governo de Santa Catarina reforça o pedido para que a população não se esqueça de retornar para tomar a segunda dose. Na segunda-feira passada, 21, quase cem mil pessoas que deixaram de tomar a segunda dose.

Estado distribui mais de 76 mil doses para segunda dose

O estado iniciou na última sexta, 25, a distribuição de 76.725 doses da vacina AstraZeneca aos municípios catarinenses para a aplicação da dose dois (D2) em idosos de 65 a 69 anos e profissionais das forças de segurança e salvamento, grupos que receberam a dose um há, pelo menos, 12 semanas (por volta do dia 10 de abril).

A distribuição das doses continua nesta segunda, 28, e terça-feira, 29, via aérea e terrestre. Na segunda foram enviadas doses para as centrais regionais da Grande Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Araranguá e Blumenau. Na terça recebem via terrestre, Jaraguá do Sul, Joinville e Itajaí. O avião do Corpo de Bombeiros Militar será responsável por encaminhar as doses de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira e Rio do Sul.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Feira Estadual de Ciência e Tecnologia premia escola de Porto União

A 16º Feira Estadual de Ciência e Tecnologia (Fecitec) encerrou na quinta-feira passada, 7, em Criciúma, com a premiação das equipes destaque. As categorias eram Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Ensino Profissionalizante. De Porto União, a Escola Professor Balduíno Cardoso, conquistou o 3º lugar na categoria Ensino Médio com o desenvolvimento de uma […]

Começa nesta quarta-feira o 29º Jocopar em União da Vitória

União da Vitória recebe a partir desta quarta-feira,13, a disputa do 29º Jogos dos Contabilistas do Paraná (Jocopar). Organizada pela Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar) por meio do Sindicato dos Contabilistas de União da Vitória e Região (Sindicounião), essa é a segunda vez que União da Vitória sedia o certame que reúne exclusivamente contabilistas […]

Pela primeira vez Dia da Consciência Negra terá feriado nacional no Brasil

No dia 20 de novembro, é comemorado o Dia da Consciência Negra e também o dia Nacional de Zumbi dos Palmares. A data celebra a luta e resistência dos afro-descendentes no Brasil e é destinada a homenagear a memória de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, um dos grandes nomes da resistência negra contra […]