Recuperação da Casa do Coronel Amazonas já está em andamento em União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Recuperação da Casa do Coronel Amazonas já está em andamento em União da Vitória


8 de outubro de 2020

Divulgação

Depois de uma longa espera de mais de 8 anos, saiu do papel a recuperação da histórica Casa do Coronel Amazonas, no começo do distrito de São Cristóvão. A casa que é patrimônio tombado pelo município de União da Vitória, será utilizada como espaço cultural no município e possível nova sede da Secretaria de Cultura.

Serão substituídas as peças danificadas do telhado, forro, paredes e estrutura em geral, respeitando os modelos e materiais atuais, para preservar a casa da maneira como ela era quando construída. Também será feita a parte elétrica da casa, visando a segurança e estabilidade do patrimônio. Após as obras a casa será pintada, na cor característica azul.

Divulgação

A reforma da Casa dos Amazonas é um pedido antigos da comunidade como de acadêmicos do curso de História da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus de União da Vitória, que utilizaram deste patrimônio para o conhecimento da história local e regional.

O valor utilizado na reforma da casa veio de recursos destinados pela Câmara de Vereadores de União da Vitória no valor de R$ 94.450,00 reais.

História:

Segundo informações do senhor Odilon Muncinelli ao blog “Onde fica Porto União”, a Casa do Amazonas também conhecido como a casa de cor azul, localizada no distrito de São Cristóvão, foi construída no ano de 1946. Esta residência seria uma segunda casa com as mesmas caraterísticas da que foi destruída no ano de 1880.

Outra informação que na Casa do Amazonas, na verdade quem residia lá era o filho do Coronel Amazonas o jovem Amazonas Marcondes Filho, mais conhecido como “Amazoninhas” que era casado com Sarah Pimpão Marcondes. Uma das provas que afirma que a residência era do filho do Coronel Amazonas é as iniciais que tem na fachada da casa “AMF” que significam Amazonas Marcondes Filho. O casal tinha três filhas Maria Josefa (a Mimi), Maria Júlia e Maria da Conceição, as três Marias, daí a origem da denominação “Vila Maria”.

O professor de história Nivaldo Antônio Oliskovicz, também colabora com dados históricos de União da Vitória e destaca que a Casa do Amazonas também conhecida como a Fazenda dos Amazonas, foi construída próximo da estrada de ferro que passa na frente da residência. Se não existisse a estrada de ferro possivelmente a fachada da casa teria sido construída em direção ao rio Iguaçu, para a cidade de Porto União, onde fica oficialmente a casa do Coronel Amazonas na rua Coronel Amazonas, na quadra entre o Clube Concórdia e a Ponte Machado da Costa.

Divulgação

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Delegação de Santa Catarina compete nos Jogos da Juventude 2024

A delegação de Santa Catarina disputará a edição de 2024 do Jogos da Juventude que ocorrem entre os dias 13 a 28 de novembro na cidade de João Pessoa (PB). Participam do evento nacional, 4.208 atletas divididos em 18 modalidades olímpicas. A delegação conta com um total de 198 atletas, 22 técnicos e quatro dirigentes. […]

Apadefic de Porto Vitória recebe prêmio do Nota Paraná

Entidades sociais de 21 cidades foram premiadas com R$ 5.000 no sorteio de novembro do Programa Nota Paraná realizado nesta quinta-feira (07). A premiação do programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria da Fazenda (Sefa), contemplou 37 instituições das mais variadas áreas, como proteção animal, assistência social, saúde e promoção de ações culturais e […]

Inscrições de profissionais em curso de saúde mental encerram em 17 de novembro

Encerram em 17 de novembro as inscrições para o curso “Saúde e Bem Viver: Cuidado Integral para a Saúde Mental”, ofertado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP). A finalidade é potencializar as ações desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde (APS) e promover o bem-estar […]