Rede de Ajuda Coronavírus: uma alternativa a quem precisa de primeiros socorros psicológicos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Rede de Ajuda Coronavírus: uma alternativa a quem precisa de primeiros socorros psicológicos


4 de maio de 2020

Imagem Cejusc

Depressão, ansiedade, síndrome do pânico, medo, angústia, sofrimento. Esses e mais tantos outros sentimentos e doenças acabam atingindo as pessoas e em tempos de Coronavírus, isso pode acabar se agravando.

Foi por isso que o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de União da Vitória (Cejusc) criou o programa Rede de Ajuda CEJUSC/Coronavírus (RAC), cujo objetivo é oferecer um canal de acolhimento e primeiros socorros psicológicos.

Nesta segunda-feira, 04 de maio, o juiz Carlos Eduardo Mattioli em entrevista ao Jornal Colmeia, explicou como funciona o programa e quem pode acessá-lo. Mattioli coloca que qualquer pessoa pode procurar o programa, mesmo a pessoa tendo ou não recorrido aos serviços do Fórum. “A RAC ela promove atendimento de qualquer pessoa independentemente da idade, independente do problema que a aflige”, afirma.

O atendimento da RAC é feito por rede social, evitando de colocar as pessoas em risco de contaminação quando circulam na rua e também porque o prédio do Fórum está fechado, oferecendo seus serviços de forma não presencial ainda. O atendimento é feito via mensagem, chamada de vídeo ou chamada telefônica.

Os canais de contato podem ser feitos por e-mail no rededeajudacejusc@gmail.com e no Facebook na página do Cejusc União da Vitória, mandando mensagens com nome e número de WhatsApp ou telefone. A página da Vara da Infância e Juventude de União da Vitória também pode ser usada como um canal de contato e até o perfil do juiz Carlos Mattioli. “Eu também já respondo de imediato, nós já acionamos a equipe, tem uma grande equipe que se capacitou em primeiros socorros psicológicos”, coloca.

O objetivo maior do programa é conseguir é estender a mão e conseguir abraçar e acolher as pessoas que passam por dificuldades nessa quarentena “ainda que esse abraço, esse estender a mão seja simbólico, ele é muito forte, muito importante”, diz Mattioli. Todas as pessoas de alguma forma passaram ou passam por alguma dificuldade em momentos como esse “e é normal que todos nós tenhamos períodos de oscilação, momentos bons, momentos ruins e quando o pensamento negativo vem, sempre há o risco de entrar numa crise de ansiedade e não conseguir sair mais”. O importante, segundo o juiz, é não titubear e procurar ajuda.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


São Mateus do Sul decreta luto de três dias pelo trágico acidente na BR 476

Após o trágico acidente ocorrido na noite de quarta-feira, 25, na BR 476, km 313, região do Limoeiro, entre São Mateus do Sul e União da Vitória, a prefeitura de São Mateus do Sul decretou luto de três dias. A prefeita Fernanda Sardanha, abalada com a situação, deixou sua solidariedade ás famílias das vítimas e […]

Brasileiro cria spray que economiza água da descarga do xixi e conquista prêmios internacionais

“É como trazer uma estação de tratamento para dentro do sanitário da sua casa”, disse, destacando que, além de economizar água, a inovação higieniza, altera a coloração e perfuma. Concretamente, o usuário pulverizaria o vaso a cada ida ao banheiro. Mas, como o nome indica, o spray só substitui a descarga do xixi. O empreendedor […]

Bombeiros registram ocorrências envolvendo águas-vivas e salvamentos nos últimos sete dias em SC

A operação Estação Verão 2024/2025, promovida pelo Governo de Santa Catarina, iniciou a alta temporada com resultados expressivos no período de 17 a 23 de dezembro. Em sete dias, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram 85 salvamentos por afogamento em todo o estado, evidenciando a importância do trabalho preventivo […]