Reprovado requerimento de instauração de processo em desfavor dos vereadores Anderson Cardoso e Alandra Roveda » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Reprovado requerimento de instauração de processo em desfavor dos vereadores Anderson Cardoso e Alandra Roveda


29 de novembro de 2022

Foi reprovado o Requerimento de instauração de processo em desfavor dos Vereadores Anderson Cripa Luís Cardoso (PROS) e Alandra Roveda Grando (PL) protocolado no dia 4 de novembro deste ano na Câmara Municipal.

O Requerimento protocolado em nome de uma Sra. eleitora, trata-se de uma denúncia aos vereadores mencionados alegando a participação na manifestação como um ato criminoso com objetivo de tumultuar e causar o caos, referindo-se ao manifesto democrático como se o fosse antidemocrático e pedindo portanto, a cassação de seus mandatos.

Em discussão muitos Vereadores comentaram indignados o caso. A Vereadora e Vice-Presidente da Casa Alandra Roveda, abriu sua fala lembrando que a censura é expressamente vedada no País livre que somos, Anderson Cardoso (PROS) que usou durante a Sessão a Tribuna para falar sobre o caso, citou o artigo da Constituição Federal, onde conforme o Art. 5.o, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade… e ainda, livre a manifestação do pensamento sendo vedado o anonimato. Emerson Lourenço Litwinski (AGIR) e Clodoaldo Goetz (PV) apoiaram os colegas mencionando que, não trata-se da defesa dos colegas, mas da defesa da liberdade de expressão e democracia.

A Vereadora do PT Thays, pediu ao presidente para prorrogar a votação, pedindo para analisarem novos documentos, o qual foi negado pelo Presidente Cordovan que alertou a Vereadora, lembrando que o requerimento havia sido protocolado na Câmara Municipal dia 4 de novembro, o mesmo já havia tramitado para a análise interna dos EDIS e também tratado em reunião semanal das Comissões, sendo ainda a última, na mesma segunda-feira pela manhã, reunião esta que a Vereadora não esteve presente.

A instauração do processo foi negado pela maioria dos vereadores, com somente o voto contrário da Vereadora Thays Bieberbach (PT).

Muitos municípes estiveram no Plenário da Câmara Municipal, vestindo verde amarelo em defesa da democracia e da liberdade de expressão em apoio aos vereadores.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Manifestação por melhorias na BR-476 mobiliza sociedade civil neste sábado

Na manhã deste sábado (12), a sociedade civil organizada realiza uma manifestação pacífica pedindo melhorias na BR-476. O protesto ocorre de forma intermitente, com bloqueios momentâneos na rodovia e operação no sistema “pare e siga”, garantindo a fluidez do tráfego com o acompanhamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar. Representantes de diversas […]

Incêndio destrói casa abandonada usada por usuários de drogas em União da Vitória

Na noite desta sexta-feira (11), o Corpo de Bombeiros de União da Vitória foi acionado para atender a uma situação de incêndio em residência na Rua Presidente João Café Filho no bairro Rocio.Ao chegar no local foi encontrada uma casa de madeira que já estava completamente consumida pelas chamas, sendo realizado o combate ao incêndio […]

Feira do Peixe de Porto União inicia com diversos pontos de venda

A tradicional Feira do Peixe de Porto União, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Associação EcoPeixe, inicia na segunda-feira, 14 e segue até sexta-feira, 18, com a venda de peixes frescos em pontos estratégicos do município. A iniciativa tem como objetivo incentivar o consumo de pescado durante a Semana Santa, além […]