Reprovado requerimento de instauração de processo em desfavor dos vereadores Anderson Cardoso e Alandra Roveda » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Reprovado requerimento de instauração de processo em desfavor dos vereadores Anderson Cardoso e Alandra Roveda


29 de novembro de 2022

Foi reprovado o Requerimento de instauração de processo em desfavor dos Vereadores Anderson Cripa Luís Cardoso (PROS) e Alandra Roveda Grando (PL) protocolado no dia 4 de novembro deste ano na Câmara Municipal.

O Requerimento protocolado em nome de uma Sra. eleitora, trata-se de uma denúncia aos vereadores mencionados alegando a participação na manifestação como um ato criminoso com objetivo de tumultuar e causar o caos, referindo-se ao manifesto democrático como se o fosse antidemocrático e pedindo portanto, a cassação de seus mandatos.

Em discussão muitos Vereadores comentaram indignados o caso. A Vereadora e Vice-Presidente da Casa Alandra Roveda, abriu sua fala lembrando que a censura é expressamente vedada no País livre que somos, Anderson Cardoso (PROS) que usou durante a Sessão a Tribuna para falar sobre o caso, citou o artigo da Constituição Federal, onde conforme o Art. 5.o, todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade… e ainda, livre a manifestação do pensamento sendo vedado o anonimato. Emerson Lourenço Litwinski (AGIR) e Clodoaldo Goetz (PV) apoiaram os colegas mencionando que, não trata-se da defesa dos colegas, mas da defesa da liberdade de expressão e democracia.

A Vereadora do PT Thays, pediu ao presidente para prorrogar a votação, pedindo para analisarem novos documentos, o qual foi negado pelo Presidente Cordovan que alertou a Vereadora, lembrando que o requerimento havia sido protocolado na Câmara Municipal dia 4 de novembro, o mesmo já havia tramitado para a análise interna dos EDIS e também tratado em reunião semanal das Comissões, sendo ainda a última, na mesma segunda-feira pela manhã, reunião esta que a Vereadora não esteve presente.

A instauração do processo foi negado pela maioria dos vereadores, com somente o voto contrário da Vereadora Thays Bieberbach (PT).

Muitos municípes estiveram no Plenário da Câmara Municipal, vestindo verde amarelo em defesa da democracia e da liberdade de expressão em apoio aos vereadores.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


SEA abre inscrições para contratação de técnicos agrimensores em Santa Catarina

O período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, promovido pela Secretaria de Estado da Administração (SEA), já está aberto para o preenchimento de 10 vagas temporárias de técnicos agrimensores, incluindo uma reservada para Pessoa com Deficiência (PCD).  O objetivo da contratação é atender à crescente demanda por celeridade nos processos de regularização fundiária, gerenciados […]

Junta Comercial do Paraná inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) iniciou nesta semana o treinamento de Inteligência Artificial (IA) para uso no Empresa Fácil, sistema público paranaense que atende o cidadão no registro e alteração de empresas, cadastro de leiloeiros e tradutores. A proposta é que a IA colabore no filtro e encaminhamento dos cerca de 1,5 mil processos […]

Novo sistema de alerta para desastres estará disponível para todo o Paraná em dezembro

A partir do dia 4 de dezembro, o sistema de alerta para desastres extremos via telefonia celular, utilizando a tecnologia cell broadcast, vai abranger o Paraná inteiro, assim como todos os estados das regiões Sul e Sudeste. A implantação do Defesa Civil Alerta foi definida nesta terça-feira (19), em uma reunião entre o coordenador estadual […]