Um total de quinze detentos que participam do convênio firmado entre a Prefeitura de União da Vitória e o Departamento Penal do Paraná – Depen, estão participando de aulas de música oferecidas pela Secretaria de Cultura do município.
As aulas acontecem todas as sextas-feiras, no espaço de musicalização, e são uma forma de oferecer para os detentos uma oportunidade de aprender um instrumento musical e trazer um pouco mais de alegria. “Isso é ressocialização. São pessoas que já estão pagando a pena, e sairão sabendo tocar violão para as suas famílias”, contou a secretária da cultura, Francielle Misturini, que foi quem teve a iniciativa de oferecer as aulas de música.
O convênio com o Depen foi firmado no segundo semestre 2021, em uma iniciativa do Conselho da Comunidade e busca a ressocialização dos presos por meio do trabalho, e permite que eles possam voltar a ter uma participação efetiva na sociedade.
O prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, ressaltou os resultados do trabalho que vem sendo desenvolvido através do convênio e que tem ajudado em muito o município em diversos setores e que as aulas de música vêm a somar com o trabalho de ressocialização.
“Quando firmamos o convênio com o Depen, não pensamos na ressocialização apenas por meio do trabalho, mas também na oportunidade de valorizar essas pessoas, e oferecer a eles também uma oportunidade de aprendizado. Uma das promessas de campanha que fiz era a de cuidar das pessoas, independente da sua situação”, finalizou Bachir.