Rússia e Ucrânia fazem nova rodada de negociação nesta segunda » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Rússia e Ucrânia fazem nova rodada de negociação nesta segunda


14 de março de 2022

Delegações de Ucrânia e Rússia devem voltar a conversar nesta segunda-feira (14), quando o conflito entra no seu 19º dia. É a quarta rodada de negociação oficial para discutir um cessar-fogo entre os dois países.

A informação foi divulgada no Twitter pelo assessor da presidência ucraniana, Mykhailo Podoliak, que integra a delegação responsável pelas negociações com a Rússia, neste domingo (13). O encontro entre as delegações dos dois países deve acontecer por videoconferência.

Podoliak afirmou que, na última semana, os representantes dos dois países se mantiveram em contato “de forma ininterrupta” por videoconferências, e que grupos de trabalho “estão em constante funcionamento”.

“Na segunda-feira, 14 de março, será realizada uma sessão de negociação para resumir os resultados preliminares”, escreveu ele. Segundo a agência de notícias Reuters, a reunião deve começar a partir das 10h30, horário de Kiev.

Neste domingo (13), horas após a Rússia atacar uma base militar na fronteira com a Polônia, país que faz parte da Otan, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu novamente à aliança uma zona de exclusão aérea em seu país.

Progresso nas negociações

Autoridades russas e ucranianas fizeram, neste domingo (13), avaliações otimistas sobre o progresso em suas negociações com relação à guerra, sugerindo poder haver resultados positivos dentro de alguns dias, segundo reportagem Reuters.

A Ucrânia tem dito estar disposta a negociar, mas não a se render ou aceitar qualquer ultimato.

O porta-voz do Kremlin disse na semana passada que a Rússia está pronta para interromper as operações militares caso Kiev cumpra uma lista de condições. Entre as exigências, estão que a Ucrânia reconheça a Criméia como território russo e reconheça as repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk como Estados independentes.

Como foi a 3ª rodada

terceira rodada de negociação oficial aconteceu na segunda-feira da semana passada, dia 7. Após o encontro, Podoliyak, o representante da delegação ucraniana, disse que houve uma pequena e positiva melhora na organização dos corredores humanitários — o que, entretanto, não se concretizou durante a semana.

Já o porta-voz russo, Vladimir Medinsky, disse que “ainda era cedo” para falar em avanços positivos e que não dava para se iludir que a próxima rodada trará um “resultado final”.

Na sexta-feira (11), os ministros de Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, e da Rússia, Sergei Lavrov, se encontraram durante um fórum na cidade de Antalya, na Turquia.

**G1

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Eder de Souza é bicampeão do Trail Run 5k de Natal

Vestido a caráter o corredor Éder de Souza venceu novamente o Trail Run 5K de Natal, disputado na manhã do domingo, 14 de dezembro, no Coas Park, em Porto União. A prova festiva fechou a temporada 2025 das corridas de rua na região. Para esse ano a organização da prova inverteu o sentido do traçado […]

Rock dos anos 80 e Orquestra Jazz Sinfônica se unem em show inesquecível na Praça do Chafariz

–  Acontece na noite desta quinta-feira, na Praça do Chafariz, em Porto União, um grande evento que promete unir estilos e sonoridades de forma inédita na região. O projeto SIM e a banda Flow Drive se reúnem para um show especial que combina os maiores sucessos do rock dos anos 80 com a delicadeza e […]

Caso UNIUV/UNESPAR: Prefeito de União da Vitória esclarece inconsistências

O prefeito de União da Vitória, Ary Carneiro Junior, convocou na tarde desta quarta-feira (17) uma coletiva de imprensa para esclarecer as intercorrências relacionadas ao Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo à Câmara de Vereadores, que trata da incorporação do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Durante a […]