Sábado tem mobilização contra o mosquito da Dengue

Escute a rádio

Sábado tem mobilização contra o mosquito da Dengue


17 de junho de 2016

Neste sábado, 18 de junho, as equipes de Saúde de Porto União como da Vigilância Sanitária, vão para as ruas de Porto União, para levar informação e fiscalização contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado fará uma mobilização em Porto União e União da Vitória, neste sábado, 18, no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. Neste dia os militares contarão com o apoio dos Agentes de Endemias e dos Agentes Comunitário de Saúde, das Secretarias de Saúde dos dois municípios.

Em Porto União, a coordenadora de Vigilância Ambiental, Ilse Simione Mibach, prepara as equipes para, a partir das 8h, de sábado, iniciar os trabalhos. “Desta vez, a concentração será no campo do Escurinho, e faremos um arrastão seguindo a divisa com União da Vitória, em direção ao bairro Jardim Oliveira”, explica Ilse. As equipes de Porto União e União da Vitória estarão trabalhando 300 metros de cada lado da divisa, perfazendo toda a áreacom o acompanhamento dos militares.

Além do arrastão serão mais três pontos estratégicos de atuação, com orientação e panfletagem. Na divisa entre os dois munícipios, na Rua Siqueira Campos; no bairro Santa Rosa, na praça ao lado da Central da Cidadania; e também no bairro São Pedro, próximo ao mercado Glória.

“É importante que a população receba as equipes, que estarão identificadas e acompanhadas por militares, ouvindo suas orientações e deixando com que eles possam realizar o pente finonos terrenos das residências”, afirma Ilse.

A Secretaria de Saúde de Porto União alerta que mesmo com o tempo frio, os focos de mosquito tendem a continuar, pois os ovos, caso estejam depositados em algum recipiente, permanecem até a próxima chuva e podem evoluir até se tornar mosquito.

Em caso de chuva no sábado, o arrastão será realizado na segunda-feira ou no próximo dia que estiver propício para a ação.

 

Alguns locais onde o mosquito pode depositar os ovos:

– vaso sanitário;

– ralo de banheiro;

– recipiente com água de animais (cachorro, gatos, galinhas, passarinhos)

– pratos de vasos de plantas;

– bromélias;

– calhas;

– qualquer recipiente que possa acumular água (tampinha de garrafa, latinha de bebidas, potinhos);

– casca de ovo;

– balde coletor de água da chuva;

– piscina sem tratamento;

– lixo mal armazenado

 

Todos os locais onde possa haver o armazenamento de água devem ser eliminados ou limpos diariamente.

 

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]