Sala de Situação realiza primeira reunião contra a dengue

Escute a rádio

Sala de Situação realiza primeira reunião contra a dengue


1 de março de 2016

Foi realizada na tarde desta sexta-feira, 26, a primeira reunião na Sala de Situação contra o mosquito aedes aegypti que transmite os vírus da dengue, zika e da febre chikungunya.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A sala fica localizada no prédio que sedia as três vigilâncias do município (ambiental, sanitária e epidemiológica).
A reunião foi coordenada pelo Gerente de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional de Canoinhas (ADR), Antonio Gilberto de Carvalho e pelo secretário de Saúde de Porto União, Rogério Stasiak. Participaram da reunião diversas entidades e membros das secretarias de saúde de Porto União e União da Vitória e regionais de saúde dos dois municípios.

Foi feito um relatório dos trabalhos nesta semana e discutido alguns pontos sobre aumentar o alcance dos trabalhos realizados em conjunto com o município vizinho. Os integrantes destacaram que o trabalho de conscientização e as ações devem continuar no inverno, quando o número de casos é menor.

O Gerente de saúde destacou que será organizada uma simulação de epidemia, para saber como os órgãos tanto público e privado estão preparados para isso. “A reunião serviu também para marcamos as ações que serão realizadas nas próximas semanas e precisamos trabalhar em parceria com União da Vitória”, enalteceu.

Quando encontrado um foco ou mosquito aproximadamente a 300 metros da divisa, as equipes dos dois municípios devem trabalhar na área para realizar a orientação e as ações necessárias para eliminar o problema.

De acordo com o secretário de Saúde os locais como terrenos que forem denunciados para a secretaria e que o dono após ser avisado e notificado não tomar nenhuma providência para a limpeza, o trabalho será realizado pela equipe da prefeitura e será cobrado do proprietário o serviço.

“Este trabalho não é só dos órgãos públicos, mas de toda a comunidade. Temos que cuidar do nosso quintal e ver se o vizinho está fazendo o mesmo também. Para abranger mais locais de visitação ficou definido que na próxima quarta-feira será feito uma capacitação para as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e bombeiros comunitários para que elas possam fazer parte das equipes que irão orientar e fiscalizar as residências e empresas em Porto União”, explicou Stasiak.
Via comunicação Prefeitura de Porto União.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]