Santa Catarina é o 5° estado que mais gera energia solar » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Santa Catarina é o 5° estado que mais gera energia solar


27 de junho de 2023

Foto: Arquivo/Secom

Santa Catarina está em 5° lugar no ranking de maiores produtores de energia solar no Brasil, totalizando 1397,8 megawatts de potência instalada. De 2021 para 2023, o estado subiu duas posições. Além disso, Florianópolis lidera o ranking de municípios com 854,5 MW de potência. Os dados de junho foram divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e referem-se à geração distribuída, ou seja, energia gerada no local de consumo ou próximo. 

Os estados à frente de Santa Catarina na geração distribuída de energia solar são São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

Para o secretário da indústria, do comércio e do serviço, Silvio Dreveck, o mercado de energia solar está em amplo crescimento no Brasil e em Santa Catarina. “De acordo com o estudo, no País, a energia solar gera mais de R$ 151,7 bilhões em novos investimentos e mais de 918,4 mil novos empregos. Em Santa Catarina não é diferente, temos um setor em ascensão que vai movimentar nossa economia, gerando oportunidades e renda”, destaca. 

Para a secretária do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), Sheila Meirelles, mesmo o estado estando em uma região mais fria, há alta incidência solar.” Além de condições de geração favoráveis, o estado conta com incentivos. A energia limpa gera impactos econômicos e ambientais e Santa Catarina tem tudo para seguir esse ritmo e continuar como um dos protagonistas da expansão solar no país”, explica. 

Brasil acumula recordes de geração de energia solar 

A energia solar fotovoltaica é a segunda matriz elétrica mais utilizada no Brasil, representando 14,3%. Segundo dados do Sistema Interligado Nacional (Sin) a fonte solar atingiu novos recordes de geração de energia: 3% da oferta de energia elétrica no Brasil foi gerada por placas fotovoltaicas em abril de 2023. Além disso, a média diária em 16 de maio foi de 5.360 MW médios, atendendo 7,4% da demanda por eletricidade do Brasil. Por fim, a energia solar arrecadou mais de R$ 44,5 bilhões em tributos no Brasil. 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir desta quarta-feira (24). Em geral, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, ocorre em agosto de cada ano. No mês passado, o governo […]

Nova feira dos produtores rurais em União da Vitória promete surpreender

A feira contará com uma ampla gama de comodidades, incluindo uma cobertura de policarbonato em estrutura metálica, barracas externas com toldo e calçadas União da Vitória está prestes a receber uma adição marcante, com Nova Feira dos Produtores Rurais. Esta iniciativa, que está sendo realizada pela Prefeitura com investimento federal através de emenda do Deputado […]

Transformação digital: novo sistema comercial da Celesc disponibilizará mais de 80 serviços online

Migração vai acontecer no fim deste mês, quando o atendimento funcionará de forma parcial por três dias úteis A partir de 07 de maio, os mais de 3,5 milhões de clientes da Celesc terão acesso a todos os serviços da distribuidora de forma mais ágil, prática e intuitiva, sem precisar sair de casa. Isto porque, […]