São Mateus do Sul estrutura ecossistema de inovação e define planejamento estratégico até 2028 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

São Mateus do Sul estrutura ecossistema de inovação e define planejamento estratégico até 2028


20 de fevereiro de 2025

Fotos: Divulgação/Assessoria

São Mateus do Sul, 18 de fevereiro de 2025 – O Conselho Municipal de Inovação de São Mateus do Sul reuniu representantes do setor público, privado e acadêmico para traçar o planejamento estratégico da inovação no município para os próximos quatro anos. O evento contou com a participação de diversas instituições de ensino, empresas e entidades representativas, consolidando uma visão integrada para o desenvolvimento tecnológico e econômico da cidade.

Com a presença de representantes da Universidade Federal do Paraná, Universidade Tecnológica do Paraná, Universidade do Contestado UnC, Instituto Federal do Paraná, Codesamas, Observatório Social, Colégio Estadual Agrícola, Sindimat, Habitat Senai, Sebrae, Associação Comercial, Federação dos Dirigentes Logistas do Estado do Paraná e IgMate Servidores Públicos, o encontro teve como principais pautas:

📌 Construção do propósito do Conselho Municipal de Inovação;

📌 Definição da Visão de Inovação para o período 2025-2028;

📌 Criação de programas de incentivo ao empreendedorismo e startups;

📌 Fortalecimento das parcerias com universidades e centros de pesquisa;

📌 Estruturação do Roadmap de ações estratégicas até 2028.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Incubadora Tecnológica Inova São Mateus, tem sido um agente fundamental nesse processo. A iniciativa tem fortalecido o ecossistema de inovação ao oferecer suporte a startups, conectar empreendedores com oportunidades de mercado e promover ações que incentivam o desenvolvimento tecnológico e sustentável na cidade.

Durante o evento, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de São Mateus do Sul, Chaves, destacou a importância da inovação para o crescimento do município:

“Este planejamento estratégico é um divisor de águas para São Mateus do Sul. Estamos criando as bases para um ambiente inovador que incentive novos negócios, fortaleça a economia local e promova o desenvolvimento tecnológico. Com a união entre setor público, privado e acadêmico, conseguiremos consolidar um ecossistema de inovação robusto e sustentável. A Incubadora Inova São Mateus será um grande motor desse crescimento, oferecendo suporte essencial para transformar boas ideias em grandes oportunidades.”

A Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul reforçou seu compromisso com a inovação, assegurando investimentos e suporte para a implementação das diretrizes estabelecidas no planejamento.

Com esse avanço, São Mateus do Sul se posiciona como referência regional na construção de um ambiente inovador, conectado às demandas do setor produtivo e capaz de atrair novos investimentos e oportunidades.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Governo Federal determina suspensão de linhas de crédito rural subsidiadas pelo Tesouro Nacional a partir desta sexta-feira (21)

Uma portaria da Secretaria do Tesouro Nacional determinou que, a partir desta sexta-feira (21), não sejam mais contratadas operações de crédito rural que se utilizem de subsídio do Tesouro Nacional. Foram preservadas apenas as linhas de custeio do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), com todos os outros investimentos do programa tendo sido […]

Carnaval 2025: Santa Catarina está entre os destinos mais buscados por estrangeiros

De acordo com levantamentos da Booking.com, Santa Catarina é um dos estados mais procurados por estrangeiros na plataforma para o Carnaval. Entre os principais destinos que os turistas pretendem visitar entre 1º e 5 de março estão Florianópolis e Bombinhas, dividindo o ranking com Rio de Janeiro, Búzios e Arraial do Cabo.  Ainda, a pesquisa apontou que o […]

Cidasc esclarece nova portaria do Mapa sobre rotulagem de ovos

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), informa que a Portaria n.º 1.179, de 5 de setembro de 2024, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que estabelece os requisitos para instalações, equipamentos e procedimentos de funcionamento de granjas avícolas e estabelecimentos de beneficiamento de ovos e aquisições, além de uniformizar a nomenclatura […]