Saúde de União da Vitória é a melhor da Região Sul do Estado, segundo ranking do Programa Previne Brasil » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Saúde de União da Vitória é a melhor da Região Sul do Estado, segundo ranking do Programa Previne Brasil


9 de setembro de 2022

A Saúde de União da Vitória está em constante melhorias, e várias dessas ações garantiram para o Município o destaque dentro do Programa Previne Brasil, garantindo a primeiro lugar no Ranking entre as cidades do sul do Paraná.

O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento utilizado pelo Ministério da Saúde e que altera a maneira do repasse dos recursos federais para a Atenção Primária à Saúde (APS).

Desde o início do Programa, União da Vitória já alcançou 100% do cadastramento de sua população, além de aumentar o Indicador Sintético Final (ISF), utilizado para definir o Pagamento por Desempenho da Secretaria Municipal de Saúde, passando da nota ISF 5,68% (ISF) em 2021, para 7,60% (ISF) no primeiro quadrimestre de 2022, garantindo 94,15 % dos recursos federais disponibilizados.

Segundo o secretário de Saúde, Diego Train, a melhora na posição do município decorre de um esforço constante da administração municipal na oferta de programas de prevenção, que são a base para evitar o aparecimento de doenças e redução dos danos que ela pode causar a saúde das pessoas.

“Desde o início do mandato atual, o prefeito Bachir Abbas, vem buscando essa atenção à saúde do munícipe de União da Vitória, em especial à prevenção, por isso a realização de campanhas voltadas para a saúde da mulher, do homem e das crianças, uma delas é a campanha de vacinação e outras que buscam dar mais qualidade de vida à população”, observa o secretário.

Indicadores e Melhorias

O Previne Brasil avalia sete indicadores que atuam diretamente na prevenção de doenças, com cobertura vacinal, testes em pacientes hipertensos e diabéticos e também no cuidado durante a gestação.

Para atender a esses requisitos, a secretaria de Saúde implementou diversas ações, entre elas a mudança para o sistema E-sus PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão), que tornou a gestão de saúde mais eficaz.

Após essa mudança foram intensificadas as ações de treinamento e utilização do sistema informatizado do Ministério da Saúde, atualização de protocolos, além de várias programações e ações de busca ativa de pacientes faltosos, e disponibilidade de horários alternativos para atendimento aos pacientes.

Hoje União da Vitória trabalha com programas e planilhas onde é possível comparar dados e monitorar todos os serviços e atendimentos que são realizados com os munícipes, como consultas de gestantes, medição de pressão arterial, realização de exames, consultas odontológicas, dentre outros indicadores que fazem parte do programa.

“Essas ferramentas apontam as lacunas dos atendimentos e ajudam a definir os caminhos que são percorridos para auxiliar as Unidades de Saúde e seus Profissionais a cuidarem melhor da população, proporcionando qualidade no serviço prestado, eficiência e satisfação do paciente”, explicou Diego.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Celesc alerta para os perigos na rede elétrica e dá dicas de segurança no Dia das Crianças

Neste Dia das Crianças, a Celesc reforça a importância de redobrar os cuidados com a rede elétrica e com os perigos com a energia para garantir um ambiente seguro e livre de riscos para os pequenos. Com o aumento do uso de aparelhos eletrônicos e brincadeiras em casa, é essencial que pais e responsáveis estejam […]

Polícia Civil de Porto União deflagra operação Cartório fase II

Nessa sexta-feira, 11, a DPCO – Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Porto União, deflagrou a operação “Cartório” fase II, cumprindo mais sete Mandados de Busca e Apressão e quatro de prisões, sendo dois autores localizados e presos na cidade São Paulo. Uma equipe da Polícia Civil de Porto União, deslocou até a cidade […]

Projeto de lei de “contenção de enchentes” passa a ser lei no Paraná

Agora é lei. Novos empreendimentos públicos e privados com áreas impermeabilizadas superiores a 500 m² deverão instalar sistemas de captação e retenção de água. O autor da iniciativa, deputado Arilson Chiorato (PT), afirma que o principal objetivo é evitar enchentes. A matéria, que tem co-autoria do deputado Goura (PDT), foi aprovada pela Assembleia Legislativa no […]