Saúde de União da Vitória recebe Selo Bronze em Atenção Primária » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Saúde de União da Vitória recebe Selo Bronze em Atenção Primária


5 de setembro de 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos bairros São Braz, Limeira e Salete receberam na manhã desta quarta-feira, 04 de setembro, a certificação “Selo Bronze” do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde do Paraná (APSUS), da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). O evento foi realizado no auditório da 6ª Regional de Saúde.

O processo que leva à certificação é chamado de tutoria. O objetivo é a organizar a Atenção Primária para que a mesma atue como porta de entrada, com resolutividade e responsabilidade pelos cuidados dos seus cidadãos. As unidades básicas passam por uma avaliação criteriosa que verifica mais de 100 itens, entre estrutura física e processos de trabalho. “Reforma e ampliação dos postos, transporte sanitário e qualificação do atendimento: a humanização dos serviços, o encaminhamento das pessoas, prioridade no atendimento, a recepção nos postos. Isso tudo faz parte deste processo”, explica o diretor da 6ª Regional de Saúde, Henrique Cesar Guzzoni.

De acordo com a secretária de Saúde, o comprometimento das equipes foi fundamental para garantir o selo. “O nosso grande impasse é fazer para a população entender a importância de trabalhar com agendamentos, como pede a atenção básica. Mas, a integração das equipes neste trabalho foi excelente e continua dando resultado. Trabalhando com a prevenção, temos uma grande economia na lá frente, como, por exemplo, com a realização de exames”, afirma Fernanda Braciak.

O vice-prefeito, Bachir Abbas, participou do evento e elogiou a atuação dos profissionais. “Isso mostra a excelência do trabalho que estes profissionais estão desenvolvendo nos postos. Um trabalho de qualidade para a toda a população”, afirma.

A Tutoria está planejada em etapas. A primeira tem foco no gerenciamento dos riscos com vistas à segurança do cidadão e equipes, sendo que sua certificação se dá pelo Selo Bronze. A segunda tem foco no gerenciamento dos processos para a melhoria do cuidado, reconhecida por meio do Selo Prata. Já a terceira etapa é focada no gerenciamento dos resultados para melhorar os indicadores de saúde da população e as equipes recebem o Selo Ouro.

O objetivo agora é seguir na conquista dos demais selos. União da Vitória conta com 12 UBS, 7 com certificações. “Queremos até o fim do nosso mandato todos os postos certificados”, destaca Abbas.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


“Porto União é o centro da Região Sul do Brasil” diz representante da Eco&Eco sobre desenvolvimento turístico

Da Redação – por Mariana Baufleur A Rádio Colmeia recebeu em seus estúdios nessa quinta-feira, 09, para participação no Jornal Colmeia, o gestor de projetos da empresa Eco&Eco, Wilson Miguel, para falar sobre o desenvolvimento turístico de Porto União com a construção do Complexo Turístico Morro da Cruz que inaugurou no final do ano passado […]

Líder nacional em educação, Paraná vai receber aporte recorde de fundo federal

O Paraná será contemplado em 2025 com um valor recorde do principal fundo da Educação do Governo Federal. O Estado vai receber mais de R$ 530 milhões do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O repasse recorde é resultado, […]

Saiba a diferença entre as doenças que causam diarreia e como são transmitidas

No verão, fatores climáticos e comportamentais contribuem para o surgimento e transmissão de doenças diarreicas agudas (DDA) e Doenças Transmitidas por Alimentos e Água (DTHA), comuns da estação. Muitas vezes essas doenças se confundem, mas há diferenças entre elas, principalmente na forma de transmissão, causando sintomas gastrointestinais, principalmente quadros de diarreia. O superintendente de Vigilância […]