Rádio Colmeia

Saúde de União da Vitória recebe Selo Bronze em Atenção Primária

setembro 05
13:15 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos bairros São Braz, Limeira e Salete receberam na manhã desta quarta-feira, 04 de setembro, a certificação “Selo Bronze” do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde do Paraná (APSUS), da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). O evento foi realizado no auditório da 6ª Regional de Saúde.

O processo que leva à certificação é chamado de tutoria. O objetivo é a organizar a Atenção Primária para que a mesma atue como porta de entrada, com resolutividade e responsabilidade pelos cuidados dos seus cidadãos. As unidades básicas passam por uma avaliação criteriosa que verifica mais de 100 itens, entre estrutura física e processos de trabalho. “Reforma e ampliação dos postos, transporte sanitário e qualificação do atendimento: a humanização dos serviços, o encaminhamento das pessoas, prioridade no atendimento, a recepção nos postos. Isso tudo faz parte deste processo”, explica o diretor da 6ª Regional de Saúde, Henrique Cesar Guzzoni.

De acordo com a secretária de Saúde, o comprometimento das equipes foi fundamental para garantir o selo. “O nosso grande impasse é fazer para a população entender a importância de trabalhar com agendamentos, como pede a atenção básica. Mas, a integração das equipes neste trabalho foi excelente e continua dando resultado. Trabalhando com a prevenção, temos uma grande economia na lá frente, como, por exemplo, com a realização de exames”, afirma Fernanda Braciak.

O vice-prefeito, Bachir Abbas, participou do evento e elogiou a atuação dos profissionais. “Isso mostra a excelência do trabalho que estes profissionais estão desenvolvendo nos postos. Um trabalho de qualidade para a toda a população”, afirma.

A Tutoria está planejada em etapas. A primeira tem foco no gerenciamento dos riscos com vistas à segurança do cidadão e equipes, sendo que sua certificação se dá pelo Selo Bronze. A segunda tem foco no gerenciamento dos processos para a melhoria do cuidado, reconhecida por meio do Selo Prata. Já a terceira etapa é focada no gerenciamento dos resultados para melhorar os indicadores de saúde da população e as equipes recebem o Selo Ouro.

O objetivo agora é seguir na conquista dos demais selos. União da Vitória conta com 12 UBS, 7 com certificações. “Queremos até o fim do nosso mandato todos os postos certificados”, destaca Abbas.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Últimos Cometários

Compreende-se a dificuldade, mas deve-se ter planos para situações futuras semelhantes. Após uma semana sem...

O mesmo aconteceu comigo, em pleno dia de semana as 14h, quando eu voltava da...

Parabéns prefeito! Medidas acertadas, vamos salvar vidas....

Colméia no Facebook