Rádio Colmeia Saúde de União da Vitória recebe Selo Bronze em Atenção Primária » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Saúde de União da Vitória recebe Selo Bronze em Atenção Primária


5 de setembro de 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos bairros São Braz, Limeira e Salete receberam na manhã desta quarta-feira, 04 de setembro, a certificação “Selo Bronze” do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde do Paraná (APSUS), da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). O evento foi realizado no auditório da 6ª Regional de Saúde.

O processo que leva à certificação é chamado de tutoria. O objetivo é a organizar a Atenção Primária para que a mesma atue como porta de entrada, com resolutividade e responsabilidade pelos cuidados dos seus cidadãos. As unidades básicas passam por uma avaliação criteriosa que verifica mais de 100 itens, entre estrutura física e processos de trabalho. “Reforma e ampliação dos postos, transporte sanitário e qualificação do atendimento: a humanização dos serviços, o encaminhamento das pessoas, prioridade no atendimento, a recepção nos postos. Isso tudo faz parte deste processo”, explica o diretor da 6ª Regional de Saúde, Henrique Cesar Guzzoni.

De acordo com a secretária de Saúde, o comprometimento das equipes foi fundamental para garantir o selo. “O nosso grande impasse é fazer para a população entender a importância de trabalhar com agendamentos, como pede a atenção básica. Mas, a integração das equipes neste trabalho foi excelente e continua dando resultado. Trabalhando com a prevenção, temos uma grande economia na lá frente, como, por exemplo, com a realização de exames”, afirma Fernanda Braciak.

O vice-prefeito, Bachir Abbas, participou do evento e elogiou a atuação dos profissionais. “Isso mostra a excelência do trabalho que estes profissionais estão desenvolvendo nos postos. Um trabalho de qualidade para a toda a população”, afirma.

A Tutoria está planejada em etapas. A primeira tem foco no gerenciamento dos riscos com vistas à segurança do cidadão e equipes, sendo que sua certificação se dá pelo Selo Bronze. A segunda tem foco no gerenciamento dos processos para a melhoria do cuidado, reconhecida por meio do Selo Prata. Já a terceira etapa é focada no gerenciamento dos resultados para melhorar os indicadores de saúde da população e as equipes recebem o Selo Ouro.

O objetivo agora é seguir na conquista dos demais selos. União da Vitória conta com 12 UBS, 7 com certificações. “Queremos até o fim do nosso mandato todos os postos certificados”, destaca Abbas.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Covid-19: 16 novos casos e 15 recuperados em União da Vitória

União da Vitória obteve 16 novos casos positivos de Covid-19 neste sábado, 16. Também foram registrados mais 15 pacientes recuperados que receberam alta e podem voltar ao convívio social seguro. O boletim epidemiológico sofreu algumas alterações e agora recebe os números de coletas e resultados realizados por laboratórios particulares. O município tem 81 casos ativos […]

Três pessoas ficam feridas em acidente no viaduto de acesso a General Carneiro

Na madrugada desse sábado, 16, por volta das 05h10, um acidente foi registrado na BR 153, no viaduto de acesso a General Carneiro, deixando pelo menos três feridos de acordo com informações. O acidente envolveu um Fiat Linea Essence branco e um I Peugeot 206 Soleil preto, ambos com placas de General Carneiro. As vítimas […]

Meta do Paraná é vacinar 4 milhões de pessoas do grupo de risco até maio

O planejamento do Governo do Estado aponta para a vacinação contra a Covid-19 de aproximadamente 4 milhões de pessoas no Paraná até o fim de maio. Como o processo estadual vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) elaborado pelo Governo Federal, a tendência é de que a aplicação das doses comece já na próxima […]