Saúde inicia vacinação contra a Poliomielite para alunos da Educação Infantil de União da Vitória » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Saúde inicia vacinação contra a Poliomielite para alunos da Educação Infantil de União da Vitória


5 de setembro de 2022

As equipes da Secretaria de Saúde de União da Vitória em parceira com a Secretaria de Educação iniciam nessa semana a busca ativa de crianças até 5 anos para a vacinação contra a Poliomielite. Para atender o maior número de crianças na faixa etária da campanha, os profissionais vão iniciar a visitação e vacinação nos Centros Municipais de Educação Infantil e também em Escolas particulares que atendam essa faixa etária.

“Essa estratégia de busca ativa das crianças é para que consigamos atingir a meta e vacinar o maior número de crianças de União da Vitória, contra a Poliomielite”, afirmou o secretário de Saúde, Diego Train.

Os vacinadores vão seguir um cronograma, e cada pai ou responsável de aluno receberá um bilhete informando a data da visita, bem como um termo que deverá ser assinado e também o responsável deverá enviar a carteirinha de vacinação da criança.

“É de extrema importância que os responsáveis fiquem atentos as informações que serão fornecidas pela escola e que na data enviem o termo e principalmente a carteirinha de vacinação”, destacou o secretário.

Poliomielite

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

A doença está erradicada no Brasil e a vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. O esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses da vacina injetável – VIP (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Confira as vagas de emprego da Agência do Trabalhador de União da Vitória

Vagas de emprego estão disponíveis na Agência do Trabalhador de União da Vitória nesta terça-feira, 27. Interessados em mais informações, podem procurar a agência com carteira de trabalho e número do Programa de Integração Social (PIS), das 8h às 14 horas. O atendimento aos trabalhadores, em relação a vagas e ao seguro desemprego, só serão […]

Eleitores não podem ser presos a partir de hoje

A partir desta terça-feira (27) e até 48 horas depois do primeiro turno de votação, no próximo domingo (2), nenhum eleitor poderá ser preso por qualquer autoridade, a não ser que seja pego em flagrante delito ou condenado por crime inafiançável. A outra exceção é se a pessoa impedir o salvo conduto (direito de transitar) de outro […]

Ministério da Saúde intensifica vacinação contra a poliomielite

O Ministério da Saúde promoveu neste sábado (24), em Brasília, vacinação contra a poliomielite e multivacinação, no Parque da Cidade. A atividade contou com a presença do ministro Marcelo Queiroga. Com menos da metade do público-alvo vacinado, o governo federal prorrogou a campanha de vacinação até 30 de setembro.  A estratégia tem como meta mobilizar […]