SC tem um caso suspeito de Hepatite de causa desconhecida em criança; veja onde » Rádio Colmeia

Escute a rádio

SC tem um caso suspeito de Hepatite de causa desconhecida em criança; veja onde


9 de maio de 2022

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE) foi notificada na sexta-feira (6) sobre um caso suspeito de Hepatite Aguda de causa desconhecida em criança na cidade de Itajaí, no Litoral Norte. As vigilâncias epidemiológicas do município e do Estado seguem acompanhando a investigação do caso.

A equipe do SCC10 entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde, que ainda não informou as medidas a serem tomadas pela pasta. Segundo assessoria, as informações devem ser divulgadas nesta tarde de segunda-feira (9).

Casos de hepatite aguda no mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS), está monitorando os casos de hepatite aguda grave de origem desconhecida e, até o momento, a associação da doença com a vacina contra covid-19 foi descartada. Segundo a entidade, mais de 200 ocorrências do vírus já foram notificadas em ao menos 20 países.

A Agência Nacional de Saúde do Reino Unido (UKHSA na sigla em inglês), que notificou os primeiros casos da doença, informou que dos 163 casos identificados até a primeira semana de maio, 91 tiveram adenovírus detectado (72%) e 11 tiveram que fazer transplante de fígado. Apesar de algumas vacinas contra a covid serem de vetores virais, a OMS e a UKHSA descartaram qualquer relação da doença com a imunização.

“Com base nas informações atuais, a maioria das crianças relatadas com a hepatite aguda não recebeu a vacina contra covid-19, descartando uma ligação entre os casos e a vacinação neste momento. Em alguns relatos, foi detectada a presença do vírus SARS-CoV-2, e esta é uma das linhas de investigação junto com outras, como o adenovírus”, descreveu a OMS em comunicado sobre o assunto. 

“Não há evidências de qualquer ligação com a vacina contra o coronavírus. A maioria dos casos são de crianças que têm menos de cinco anos e são jovens demais para receber a vacina”, informou a agência britânica, acrescentando que o SARS-CoV-2 foi detectado em 24 do total de casos relatados no país.

Possível surto da doença

Na última semana, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) afirmou que ainda há poucos dados para definir se há um surto da doença, e, por enquanto, o risco global é considerado baixo. “Como ainda não há certeza sobre a origem da doença, é possível que estejamos tomando conhecimento de uma situação que existia antes, mas que passou despercebida porque havia poucos casos”, diz a entidade.

Até o último dia 29, foram registrados casos de hepatite aguda grave de origem desconhecida no Reino Unido e Irlanda do Norte (163), Espanha (13), Israel (12), Estados Unidos (9), Dinamarca (6), Irlanda (5), Holanda (4), Itália (4), Noruega (2), França (2), Romênia (1) e Bélgica (1). Das ocorrências, a maioria foi relatada em crianças de um mês a 16 anos, com uma morte notificada.

Mais recentemente, o governo da Argentina confirmou o primeiro caso da doença em uma criança de oito anos, da cidade de Rosário, na província de Santa Fé. No Brasil, o Ministério da Saúde está investigando ao menos sete casos, ainda sem confirmação.

Sintomas da hepatite

Análises mostram que o quadro clínico consiste em hepatite aguda (inflamação do fígado) e inclui elevada taxa de enzimas hepáticas, vômito, diarreia e dores abdominais.

A organização recomenda que sejam realizados testes de sangue, soro, urina, fezes e amostras respiratórias para que outros países identifiquem, investiguem e notifiquem casos potenciais.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Homem faz menção de estar armado e rouba mercearia no Conjunto Horst Waldraff em União da Vitória

A equipe da PM prestou atendimento a ocorrência de roubo a uma mercearia do Conjunto Horst Waldraff, por volta das 19h10 dessa sexta-feira, 20, em União da Vitória. No local em contato com o proprietário este relatou que um homem vestindo com uma jaqueta de nilon rosa com capuz, adentrou na mercearia com uma das […]

Motorista abre porta do carro e derruba ciclista no centro de Porto União

Por volta das 17h45 dessa sexta-feira, 20, a Polícia Militar de Porto União foi acionada para verificar um acidente de trânsito na Rua 7 de Setembro, área central. No local foi constatada a colisão entre um veículo FIAT/DUCATO e uma bicicleta, onde esteve presente o Corpo de Bombeiros que conduziu a vítima até o hospital […]

Trabalhadores nascidos em julho podem sacar até R$ 1 mil no FGTS

Trabalhadores nascidos em julho já podem sacar até R$ 1 mil das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir deste sábado (21). A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta poupança digital usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários. Os valores só podem ser movimentados por meio do aplicativo […]