A terceira etapa da vacinação contra Covid-19 segundo o Plano Nacional de Imunização, prevê a vacinação das pessoas com idade inferior aos 60 anos e que apresentam comorbidades. A Secretaria Municipal de Saúde de Porto União está em processo de elaboração das listas de pacientes com comorbidades que têm prioridade na vacinação.
Por esse motivo, é preciso que o cadastro do SUS esteja atualizado com dados pessoais e situação de saúde. Quem ainda não fez seu cadastro ou tem suas informações desatualizadas, deve entrar em contato com a agente comunitária de saúde da sua microrregião.
Para entrar na fila da vacinação por critério de comorbidade, é necessário apresentar laudo médico indicando a condição. Casos mais graves ou pacientes com comorbidades associadas serão vacinados primeiro.
A imunização está ocorrendo em domicílio para maior conforto e comodidade dos munícipes. Poucas pessoas não foram imunizadas por divergências de cadastro ou por não estarem em casa no momento da visita. Estas devem entrar em contato com agente de saúde da rua microrregião.
Entretanto, todo o esforço dos profissionais da saúde no cadastro e atualização dos dados dos munícipes está condicionado à disponibilidade de vacinas, ou seja, a vacinação só será concluída quando as doses suficientes forem enviadas ao município.
A aplicação da segunda dose continua acontecendo em domicílio e conforme há disponibilidade.
Além da vacinação contra a Covid-19, também está acontecendo a Campanha Nacional de Imunização contra a Gripe H1N1. Crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e puérperas devem procurar os postos de saúde onde são atendidas para que a imunização seja concluída.